Sou da opinião que o pior que se pode fazer, quando moldamos opiniões, é generalizar. É um erro comum, mas perfeitamente escusado. Nunca uma parte deve representar o todo. Mas se for para generalizar, espero levar para Portugal o outro lado da medalha. O lado bom da África do Sul.

O «staff» do hotel em que o Maisfutebol está instalado (assim como a TVI e a SIC) merece um Mundial. Gentis, prestáveis, simpáticos. Souberam receber bem, reduzindo a distância para casa. Fazem-nos pensar, todos os dias, que esta competição seria uma festa se o país fosse todo assim (e o problema de generalizar é saber que não é).

Entre os funcionários destaca-se o Doctor (não é alcunha, é mesmo nome), que assumiu o estatuto de nosso «cicerone». Proporcionou alguns dos momentos mais animados da nossa (ainda curta) estadia. Começou por surpreender com uma versão de «Careless Whisper», de George Michael. Depois foi mais além, e deu-nos uma lição. Uma canção chamada «Together As One», que como nos explicou, deixa uma mensagem de união entre «brancos» e «negros». Uma mensagem importante num país com um passado como o da África do Sul.

O Maisfutebol tem o prazer de apresentar duas «perfomances» do Doctor, em vídeo: