Boa tarde!

Vamos dar início à conferência de imprensa. O nosso técnico estará disponível para responder a partir deste momento.

Vamos começar aqui pelo canal do nosso clube, que fará uma pergunta inócua sobre o jogo ou uma «assistência» para o elogio aos adeptos, de forma a permitir ao nosso técnico passar a sua mensagem o máximo de tempo em direto para as televisões.

Falaremos de arbitragem, porque já vimos as imagens na televisão, se tivermos razões de queixa. Evitaremos o assunto, porque do nosso banco vê-se mal esse(s) lance(s) em concreto, em caso de benefício.

Vamos rapidamente para as questões dos canais de televisão, que estão em direto.

«Última pergunta!»

E é tudo.

Aviso que nenhum jogador vai falar na zona mista.

[…]

Boa noite!

Sejam bem-vindos a esta entrevista no canal do nosso clube.

Na próxima hora e meia teremos à disposição o nosso presidente, que responderá a perguntas com um grau médio de dificuldade, sem forçar a assunção clara e inequívoca de erros próprios, nem solicitar explicações muito detalhadas sobre temas que o podem intrigar a si, caro adepto.

Foi um gosto tê-lo desse lado. Até à próxima.

[…]

Bom dia!

Estejam atentos à mensagem que vamos querer passar através deste recado no Facebook/remoque no Twitter (riscar o que não interessa) do nosso presidente/diretor de comunicação.

Se possível, difundam o mais possível este nosso contra-ataque ao adversário.

Ah... E subscreva a nossa newsletter, descarregue a nossa app e siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Youtube, no Google+, no Tumblr… #inserirmensagemcomercialdestinadaaosadeptos

[…]

Boa tarde, de novo!

Bem-vindo a esta transmissão do jogo da nossa equipa principal pelo canal do nosso clube, uma originalidade no mundo do futebol (prestes a ser extinta).

Contaremos com a opinião em estúdio dos nossos especialistas, que lhe explicarão cada lance que vê sob a perspetiva mais benévola possível para a nossa instituição.

No final do jogo, o nosso técnico passará pelo estúdio, ainda antes de seguir para a conferência de imprensa, onde está toda a comunicação social à espera.

...E pronto, caro leitor, a comunicação sobre o desporto que o apaixona é cada vez mais isto. Sobretudo nos três grandes, já que há ainda assim honrosas exceções na classe média-baixa do futebol nacional.

Pode portanto desde já abandonar a sua expetativa de ouvir e ler mais vezes o que os protagonistas têm a dizer e escusa de ter grandes ilusões sobre a valorização do espetáculo. 

Agora, o que importa é a tentativa de substituir o jornalismo por outra coisa qualquer, entre a publicidade e a propaganda.

Chegados a este ponto, mais até do que contabilizar o número de entrevistas recusadas, há que definir com clareza o mais simples; clarificando desde logo o que é uma conferência de imprensa e quem decide controlar o tempo e os temas abordados: o assessor do clube ou os jornalistas na sala?

Há um truque simples para perceber quem se arroga em que direito: basta notar a diferença entre o assessor que impõe «última pergunta!» e o que solicita «mais alguma pergunta?».

Chegados a este ponto, dizia, há que refletir sobre o assunto. É que enquanto a comunicação social subestimar o seu peso na defesa de um conjunto de regras básicas, os clubes podem a baixar à vontade o grau de exigência e de escrutínio, tentando desprezar a função do jornalista e consequentemente o papel do público (sim, você).

Caso contrário, correremos o risco de no futuro encarar como normal o inaceitável; em particular algumas inacreditáveis faltas de respeito, já ensaiadas por um ou outro presidente, como a realização de conferências de imprensa sem perguntas mas com direito a palmas dos sócios, estranhamente presentes no auditório.

Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora a que nos estiver a ler.

--

«Geraldinos & Arquibaldos» é um espaço de crónica quinzenal da autoria do jornalista Sérgio Pires. O título é inspirado na designação dada pelo jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, que distinguia os adeptos do Maracanã entre o povo da geral e a burguesia da arquibancada.