Há talento na Liga, e sobretudo existe muito potencial. Tem despontado um pouco por todo o lado, como poderemos constatar nas linhas abaixo.
A lista podia ser maior, tal como o intervalo de tempo. Quinze é apenas um número mais ou menos redondo. Estou longe de afirmar que os jogadores com 23 anos ou mais velhos não possam evoluir ou dar o salto, e tenho plena consciência de que haverá sempre exceda as expetativas e faça bypass a esta fornada, confirmando-se mais tarde como craque. Ou seja, irão surgir sempre nomes que não estamos a considerar e que evoluam mais do que o esperado, ou se tornem fenómenos precoces. Essas situações são imprevisíveis.
Também poderá acontecer que além dentro desta lista não cumpra as expetativas, mas essa é, obviamente, a lei do jogo.
Aqui vão então 15 nomes sub-23 que já jogaram esta Liga e poderão brilhar intensamente na próxima.
O sangue novo nos três grandes
Benfica, Sporting e FC Porto têm aproveitado bons valores saídos da formação nos últimos anos.
Se olharmos para o campeão em título há três nomes que estão dentro do intervalo, mas que excluímos por estarem relativamente consolidados dentro do onze. Lindelof é o parceiro de Luisão e é já jogador de Seleção, Grimaldo é titularíssimo e um dos melhores laterais da Liga, havendo ainda a dúvida sobre uma eventual continuidade no final da temporada face ao que mostrou antes da lesão, e Cervi também começou em grande estilo a prova, embora atravesse agora fase de maior intermitência.
Haverá quatro nomes pintados a vermelho na calha de explodir no próximo campeonato. ZIVKOVIC (20 anos) ainda estará algo distante do que pode valer na sua plenitude, apesar do que já conseguiu, e ainda terá de conquistar um lugar de indiscutível. Com um pé esquerdo de enorme qualidade, o sérvio terá sido algo prejudicado por o lugar onde pode fazer mais estragos, o direito, estar quase sempre ocupado por Salvio. Depois, há ANDRÉ HORTA (20). Foi o escolhido por Rui Vitória para a posição 8, lesionou-se e o treinador não mais abriu mão de Pizzi. Tem qualidade de passe, boa técnica e é capaz de transportar a bola em velocidade, faltar-lhe-á um pouco mais intensidade e eficácia no posicionamento defensivo. JOÃO CARVALHO (20) passou da equipa B para o Vitória de Setúbal, marcou no Dragão e tem adquirido experiência na equipa de José Couceiro. Criado como número 10, terá de adaptar-se a outra posição ou de continuar a rodar. O talento existe, como já o provou. Falta JOSÉ GOMES (18), que chegou a ser chamado por Rui Vitória face às inúmeras lesões no plantel, mas voltou à B para continuar a jogar com regularidade. Felino, mas ainda frágil fisicamente, será aquele que precisa mais de tempo para poder corresponder às expetativas.
No FC Porto, a lista é feita de RUI PEDRO (19) e de RAFA SOARES (21). Rúben Neves está há muito no plantel e o seu crescimento terá sido bloqueado pelo próprio clube ao contratar Danilo para a posição de médio-defensivo. O internacional sub-21 precisará sempre de que algo mude a curto prazo. Resta saber que planos têm os portistas para um futebolista fantástico, que precisa de jogar mais do que realmente joga.
Diogo Jota encontra-se emprestado pelo Atlético Madrid e o FC Porto precisará de investir 22 milhões de euros para tê-lo na próxima época. André Silva e Óliver Torres são figuras da equipa, embora o ponta de lança sofra com a sua colocação na direita do ataque, a fim de incluir Tiquinho em terrenos mais centrais. Em Chaves, por exemplo, já ficou no banco. Tal como na Luz e no Bessa.
A intensidade de Rui Pedro, juntamente com o posicionamento, a boa finalização e técnica, já foram importantes este ano, embora sem continuidade imediata. Marcou dois golos, um deles muito importante já nos descontos frente ao Sp. Braga, e tem feito vida na B. Os elogios são muitos, e assim que haja um espaço este estará certamente ocupado pelo jovem, nem que seja noutro clube, por empréstimo, aumentando a exigência na rodagem antes de aposta definitiva. Este ano já esteve em sete competições: Liga, Taça da Liga, II Liga, Nacional de juniores, International Cup e UEFA Youth League. Marcou 18 golos no total.
No que diz respeito a Rafa Soares, o lateral-esquerdo tem mostrado trabalho e evolução no Rio Ave. Ao serviço dos vilacondenses marcou três golos e assinou quatro assistências, mostrando ainda uma boa eficácia na conversão de bolas paradas, sobretudo livres diretos e indiretos.
Em Alvalade, fora os consagrados Rúben Semedo e Gelson Martins, a aposta mais firme parece cair em cima de DANIEL PODENCE (21 anos). Somado o rendimento em Moreira de Conégos, são já quatro golos e três assistências, com a lesão de Alan Ruiz a poder ter libertado o espaço necessário para terminar a época como titular dos leões. A disponibilidade física e a assertividade e velocidade nas movimentações são as suas maiores armas.
Dentro do intervalo até aos 23 anos, há ainda Francisco Geraldes (22), João Palhinha (21) e Matheus Pereira (21), que estarão numa segunda linha para poderem vir a ser opção regular. A sua utilização tem sido esporádica por parte de Jorge Jesus, e não é certa a continuidade na próxima época. Eventualmente, Palhinha dependerá da permanência ou não de William Carvalho depois da reabertura do mercado.
Ainda não é tarde para esperar por IURI MEDEIROS (22), que tarda em fazer parte do plantel do Sporting. Depois de três épocas na equipa B dos leões, foi emprestado a Arouca, Moreirense e agora ao Boavista. É um especialista nas bolas paradas, e já leva sete assistências e cinco golos marcados. Será que chega para convencer os leões, e Jorge Jesus?
Bruno Varela representa os guarda-redes
BRUNO VARELA (22) é o único guarda-redes titular com menos de 23 anos, uma vez que Miguel Silva perdeu a titularidade no Vitória de Guimarães. Tem feito uma boa época no Bonfim, e já foi inclusive chamado à Seleção com a lesão de Anthony Lopes. Depois do tempo passado na formação do Benfica e na equipa B, acompanhado também com chamadas às seleções jovens, tem dados passos seguros na carreira.
Um viveiro em Vila do Conde
Já escrevi sobre Rafa Soares, emprestado pelo FC Porto ao Rio Ave, mas há mais dois nomes que podem evoluir bastante na próxima Liga, embora um deles esteja dependente da boa-vontade do Monaco.
GIL DIAS (20) está emprestado por Leonardo Jardim e é desconhecido o seu futuro na próxima temporada, falando-se de um eventual interesse do Benfica. Depois de ter passado na formação por Sporting e Sporting de Braga, entre outros, rumou ao Principado e rodou emprestado no Varzim na última temporada e agora no Rio Ave. É em Vila do Conde que tem mostrado talento na Liga, com cinco golos marcados e quatro assistências. A partir da ala ou no meio, o jovem esquerdino destaca-se pela capacidade de drible e pela movimentação, sempre a pensar na baliza contrária.
Já FILIP KROVINOVIC (21) demorou mais tempo a afirmar-se no onze. O médio croata pisa terrenos mais centrais, tem crescido muito nos últimos meses e também já leva cinco golos no campeonato, um deles fantástico na última ronda frente ao Nacional. A estes junta três passes decisivos. A qualidade de passe é a sua maior arma. O seu nome também já foi associado ao Sporting.
Onde chega o filho de Bebeto?
A velocidade de BOATENG (20) no Moreirense, a técnica de RAPHINHA (21) no Vitória de Guimarães, o jogo cerebral de MATHEUS OLIVEIRA (22), sobretudo quando deixam espaço à sua volta, e a irreverência de BRUNO GOMES (20) no Estoril merecem também destaque.
Os quatro já mostraram potencial, mas aquele que parece ter maior margem é o filho de Bebeto. Inegável qualidade técnica, inteligência e visão de jogo a fazer mexer o jogo ofensivo do Estoril. Com tempo para pensar disfarça alguma falta de velocidade.
Outros nomes: Nuno Santos (Benfica, emprestado ao Vitória Setúbal, extremo, 22 anos); Nélson Monte (Rio Ave, central, 21 anos); Gamboa (Sp. Braga, médio-defensivo, 20 anos); Ponck (Chaves, central, 22 anos); Andrezinho (Paços de Ferreira, médio, 21 anos); Ivo Rodrigues (FC Porto, emprestado ao Paços de Ferreira, extremo, 22 anos); Walter González (Arouca, 21 anos); Domingos Duarte (Belenenses, central, 22 anos); Pedro Rebocho (Moreirense, lateral, 22 anos); Ailton (Estoril, lateral, 22 anos); Konan (Vitória de Guimarães, lateral, 21 anos); Matheus Índio (Estoril, extremo, 21 anos); Carlinhos (Estoril, avançado, 22 anos); Lystcov (Tondela, emprestado pelo Benfica, central, 21 anos); Jhon Murillo (Tondela, emprestado pelo Benfica, extremo, 21 anos); Murilo Freitas (médio ofensivo, Tondela, 20 anos); Victor García (Nacional, emprestado pelo FC Porto, lateral, 22 anos).
Há talento para fazer crescer a próxima Liga? Claro que há.