Como «A Única Mulher», telenovela de enorme sucesso com a chancela da TVI, acaba de terminar a primeira temporada da futenovela que vem dominando o futebol nacional desde, para aí, meados da temporada passada. Teve por protagonista André Carrillo, peruano que chegou a Portugal em 2011 para representar o Sporting, e concluiu-se com o assumir de um contrato de cinco temporadas com o eterno rival dos leões, Benfica.

 

Terminou a primeira temporada mas, tal como a novela, estou convencido que muitas outros capítulos se seguirão, mesmo antes de o futebolista entrar no Estádio da Luz com outras cores – Carrillo que já na temporada passada se mostrou um futebolista mais consistente, sob a orientação de Marco Silva, e que nos meses em que esteve às ordens de Jorge Jesus deixou claro que podia tornar-se capital na equipa sportinguista, realidade que levou o próprio JJ a expor-se mais do que seria previsível.

 

O peruano tem tudo, pois, para poder ser importante na Luz, mas para além de ter de mostrar esses predicados de vermelho vestido vai ter, igualmente, de ter capacidade de encaixe para aguentar o azedume leonino. Não só dos adeptos, nada preparados para ver os futebolistas trocarem o seu emblema pelo do rival – convém não esquecer, por exemplo, que João Vieira Pinto foi tão feliz em Alvalade como na Luz e que o próprio Jorge Jesus já disse que também escolheu o seu futuro -, mas de muitas opiniões que amiúde, acredito, serão emitidas por Bruno de Carvalho. E a propósito de capítulos, ou pequenas temporadas, há um para o qual o líder leonino já foi desafiado pelo empresário do jogador (Cazareto), que reporta à divulgação dos valores oferecidos ao jogador pela renovação de contrato. Seria bom saber-se, até para terminar essa dúvida, muito embora o agente esteja de cavalinho neste processo, pois vai ter garantida por parte dos encarnados a verba que BdC se recusou a pagar: dois milhões de euros.

 

Há, igualmente, outro capítulo que só o Benfica pode desvendar: o passe de Carrillo é todo do clube? Jorge Mendes esteve metido no negócio? Houve mais intermediários na jogada? Tenho quase a certeza que se Carrillo sair lá mais para diante para um clube fora de Portugal todo o dinheiro da transferência entrará nos cofres da Luz, pois o Benfica detém a 100 por cento os direitos do ex-sportinguista.

 

Mas poderia Carrillo ter ido para o novo el dorado, o futebol chinês? Acho que sim, que podia ter ido, mas os argumentos benfiquistas deixaram o peruano convencido. Tão convencido, que nem o FC Porto conseguiu fazê-lo mudar de opinião. E não me venham dizer que os portistas não estavam interessados, pois caso contrário o seu presidente não teria vindo a público anunciar: «Carrillo vai representar o Benfica».

 

Só para colocar um ponto final no tema: la culebra não foi para a China, mas pode ir no futuro. Não foram para lá agora Jackson Martinez, Guarín, Gervinho, Ramires e Montero? Não andam por lá há algum tempo Luiz Felipe Scolari, Sven-Goram Eriksson, Alberto Zaccheroni ou Dan Petrescu, técnicos renomados? E se Carrillo for transferido um dia para a China, ou para qualquer outro país, o Sporting, mais uma vez, não verá um cêntimo. Porquê? Porque o processo não foi bem conduzido e, aqui só para nós, porque o peruano também não foi de todo correto.

 

PS1 – Ri-me a bandeiras despregadas quando vi as multas aplicadas aos três treinadores expulsos na última jornada da Liga: 153 euros a Jorge Jesus, 77 a Paulo Fonseca e 20 (ahahahahahah) a Jorge Simão. É que por estes preços, desde que se sintam com razão, como normalmente acontece, vale a pena ser expulso. Já outro leão, Nélson Pereira, vai ter de largar 765 euros… Vá lá perceber-se estes critérios.

 

PS2 – Para Cosme Machado foi pior a emenda do que o soneto. Para se justificar daquela maneira, «entalando» o seu parceiro de equipa, ficava sossegadinho à espera do castigo e ponto final. E ainda bem que vai para a jarra pois o seu jeito para a função é diminuto, como o provam as classificações em «A Bola» e «Record»: em 24 árbitros, é 23.º no primeiro jornal e 24.º no segundo. Há dúvidas?