Hélder Almeida e Euciodálcio Gomes estão sob a alçada disciplinar da FPF pois são «reclamados» por dois clubes: Sporting e Benfica. Têm 10 e 12 anos, respectivamente, arriscam ficar suspensos por terem dado entradas nas instâncias federativas documentos para duas inscrições de cada um destes atletas para 2008/09.
Hélder Almeida nasceu a 10 de Setembro de 1998, é titular na licença federativa nº 920.348 e é um dos 77 meninos que o Sporting inscreveu na Associação de Futebol de Lisboa. No dia 8 de Julho os responsáveis leoninos inscreveram o Hélder como jogador do clube. Os documentos foram aceites pela AF de Lisboa, que ao Maisfutebol admite ter recebido «em data posterior, documentação do Benfica para a inscrição do mesmo jogador»: «Tal não aceite porque o jogador já estava inscrito pelo Sporting».
Da listagem dos jogadores inscritos pelo Sporting para a época 2008/09, a que o Maisfutebol teve acesso, consta que Hélder Miguel Esteves Almeida é jogador do clube para a presente temporada. O nome deste menino não aparece na lista dos jogadores de Benfica porque «não está inscrito por esse clube. Está inscrito pelo Sporting», garante-nos fonte da AF de Lisboa.
O Benfica prefere não tecer comentários, mas fonte do clube garante ao nosso jornal que os encarnados não estão dispostos a abrir mão deste jogador. Nem deste nem de Euciodálcio Gomes, nem de Gabriel Tomás Marques Lourenço Lopes, nem de Bruno Miguel Gonçalves Lopes. Todos são reclamados pelo Benfica, mas nenhum está inscrito pelo clube da Luz.
«O Benfica chegou primeiro aos atletas, o encarregado de educação assinou a autorização necessária para a inscrição do atleta pelo Benfica e se vamos meter as papeis na Associação e nos dizem que já existe outra inscrição deste jogador o que vamos fazer? Desistir dele? Não. Nós não podemos ficar inertes», afirma de forma revoltada uma fonte do Benfica ao nosso jornal.
AF Lisboa dá razão aos «leões»
A história de Euciodálcio Gomes, nascido a 22 de Maio de 1996, cruza-se com a de Hélder. Este menino é titular da licença federativa nº 906.338 e é um dos 61 jogadores inscritos pelo Sporting na categoria de futebol 11, na AF de Lisboa. Na época passada jogou na Associação Foot 21 e treinava no relvado da Greenfield, em Alfragide. Esta época o Sporting e o Benfica entregaram, ambos, documentos assinados para a inscrição do Euciodálcio, o que levou à abertura de um processo disciplinar na FPF.
O Maisfutebol contactou a AF de Lisboa e foi-nos garantido que Euciodálcio Gomes está inscrito pelo Sporting, na categoria de futebol 11. Aliás a ficha de inscrição, onde consta o nome deste menino como uma das transferências para o Sporting, foi entregue nas instâncias distritais no dia 15 de Julho.
«Sim é verdade que o Benfica quis inscrever o Euciodálcio Gomes, mas não foi aceite. Quando vieram cá para inscrever o menino foram informados que ele já estava inscrito pelo Sporting portanto não poderíamos aceitar a inscrição», explica ao nosso jornal fonte da AF de Lisboa.
José Manuel Torcato, director do futebol de formação do Sporting, confirma a existência dos processos, mas diz aguardar «a notificação para que o clube se pronuncie».
Neste momento os dois eternos rivais da Segunda Circular reclamam os serviços destes dois jogadores de 10 e 12 anos, mas que segundo a AF de Lisboa pertencem ao Sporting. O caso está em análise no Conselho de Disciplina da FPF.