A Federação Internacional de Futebol (FIFA) elegeu os doze momentos que marcaram o ano de 2012, desde a conquista da Zâmbia na Taça das Nações Africanas até à consagração mundial do Corinthians. Pelo meio, o órgão máximo do futebol mundial também destaca os 91 golos de Messi, embora não reconheça o recorde estabelecido num ano civil.
Os doze momentos do ano para a FIFA
Emoção em Livreville (12 de fevereiro): primeiro título continental para a Zâmbia com a conquista da CAN com uma vitória sobre a Costa do Marfim, na final de Libreville.
O milagre de Muamba (17 março): momento de angústia quando Fabrice Muamba caiu inanimado no relvado de White Hart Lane com uma paragem cardíaca. Apesar do seu coração ter parado por duas horas, o antigo jogador sobreviveu e até já escreveu um livro sobre o encontro com a morte.
Liga Premier decidida nos descontos (13 maio): o embate entre o United e o Sunderland já tinha acabado e já se jogavam os descontos do embate do City com o QPR quando Sergio Aguero amrcou o golo que permitiu à equipa de Mancini celebrar o seu primeiro título em 44 anos.
Consagração de Drogba (19 maio): no último jogo pelo Chelsea, marcou o golo do empate na final da Champions diante do Bayern Munique e, depois, ainda marcou a grande penalidade que valeu o primeiro título europeu para o Chelsea.
Taiti conquista Oceania (10 de junho): nunca um pequeno país tinha conquistado a Taça das Nações da Oecania. O Taiti foi o primeiro com uma vitória sobre a Nova Caledónia que valeu aos taitianos um lugar na Taça das Confederações.
Rangers na quarta divisão (14 de junho): Depois de uma história com 140 anos e 54 títulos, o Glasgow Rangers declarou falência. Mais tarde, o clube voltou à competição, com um novo nome, no quarto escalão do futebol escocês.
Penalty à Panenka de Pirlo (24 junho): A Itália estava a perder por 1-2 no desempate por grandes penalidades no Euro-2012, em jogo dos quartos de final. Pirlo marcou à Panenka e a Itália acabou por seguir em frente com uma vitória por 4-2.
Espanha bicampeã (1 de julho): depois e muitas criticas ao longo da competição, a equipa de Vicente del Bosque não deixou dúvidas com uma categórica vitória sobre a Itália (4-0). Foi a primeira seleção europeia a conquistar três grandes títulos consecutivamente: Euro-2008, Mundial- 2010 e Euro-2012.
Morgan decide no prolongamento (6 agosto): emoção na meia-final do Torneio Olímpico de Futebol Feminino entre Estados Unidos e Canadá. Com um empate 3-3, Alex Morgan decidiu o jogo a favor dos EUA com um golo no último minuto do prolongamento.
Ibra vezes quatro (14 de novembro): Primeiro jogador a marcar quatro golos à Inglaterra, mas o que ficou na retina foi o último: uma fenomenal bicicleta que deu a volta ao Mundo.
Messi ultrapassa Müller: Ao marcar o seu 85º golo, Messi bateu o recorde de golos num ano, estabelecido por Gerd Müller em 1972. O craque argentino continuou a marcar e, antes do final do ano, chegou aos 91 golos.
A festa do Corinthians no Japão (16 de dezembro): O Mundial de clubes vinha a ser dominado por clubes europeus, mas o Corinthians quebrou essa tendência com uma vitória sobre o Chelsea com um golo de Paulo Guerrero.