Ok, concedemos: a semana foi dura, com as provas da UEFA a sobrecarregar a agenda, ainda por cima com resultados pouco animadores para as equipas portuguesas. Mas, mesmo que que esteja cansado, não é razão para fraquejar agora: vem aí uma pausa nos campeonatos, por causa das seleções, mais vale carregar as baterias para os dias de penúria que se avizinham.

Por isso, depois de dar uns vivas à República, que bem precisa de mimos, pode começar a dieta de futebol internacional de fim-de-semana com Liga inglesa. O Manchester City-Everton (12h45, Benfica TV) põe frente a frente um candidato ao título recém-saído de duas derrotas e a única equipa invicta da Premier League. Se não vencer, Manuel Pellegrini começa a ter vida complicada no Etihad.

Vai ter de dar um jeitinho no almoço, mas também já contava com isso, não é? Segue-se um clássico do futebol alemão, com o Dortmund a defender a liderança partilhada na visita a Moenchengladbach no duelo de Borussias (SportTV2, 14h30).

A segunda parte deste episódio começa três horas mais tarde, num duelo entre equipas de estatuto Champions (Bayer-Leverkusen-Bayern Munique, 17h30, SportTV 2), no que é o segundo teste duro numa semana para a equipa de Guardiola. Mas, pelo meio, vai ter de encaixar uma espreitadela ao Mónaco-St. Étienne (16h, SportTV 1), quanto mais não seja para ver se João Moutinho continua a carburar em pleno, antes dos jogos da seleção.

Quem diz seleção diz Pepe e Ronaldo: a partir das 19h há encontro marcado com eles, num Levante-Real Madrid (SportTV 1) com os merengues entre a espada e a parede, depois da derrota com o At. Madrid, no dérbi. Durante o intervalo, dê uma espreitadela ao Inter-Roma, com a equipa da capital a defender a liderança na Série A (SportTV 2, 19h45) e faça o mesmo no final. Se a coisa estiver mesmo emocionante, atrase a mudança de canal para o Barcelona-Valladolid (21 horas, SportTV 1). Como Messi não joga, é possível que o Barcelona demore um pouco mais do que o habitual a chegar ao golo.

É sábado, e por isso é aceitável jantar mais tarde. Neste caso, depois das 22h30. A menos que ainda tenha energia para um Botafogo-Grémio (Benfica TV), com o segundo do Brasileirão a visitar o terceiro classificado. Mas se deixar passar a oportunidade ninguém leva a mal: vem aí um domingo especialmente exigente.

Três clássicos a fechar o domingo

A assinar o melhor início de época da história, o At. Madrid, de Diego Simeone, vai ter de madrugar para manter a pedalada diante do Celta de Vigo (11 horas, SportTV Live). A seguir, há um Montpellier-Lyon (13 horas, SportTV Live) mas, se aceita um conselho, não gaste muitas energias com isso e tire meia hora para almoço: a partir das 13h30 há Norwich-Chelsea para seguir em direto (Benfica TV).

A última meia hora do Nápoles-Livorno (14 horas, SportTV 2) pode valer atenção, em especial se a equipa de Benítez tiver hipótese de alcançar a Roma no comando. Às 16h, está previsto um Tottenham-West Ham, que a grelha da Benfica TV remete para um diferido (23h30). Pelo sim pelo não, dê uma espreitadela, para confirmar. Depois, a menos que seja adepto do Estoril ou do V. Guimarães, sugerimos-lhe que passe por cima do Sevilha-Almería (16 horas, SportTV 2) e do Getafe-Bétis (18 horas, SportTV 2). Pode mesmo, quem sabe, aventurar-se num passeio fora de casa. Arrisque: o domingo é bom dia para essas loucuras!

Ainda assim, não demore muito nem vá para longe, porque o fim do dia vai ser só para campeões: às 19h45 há um clássico do futebol italiano (Juventus-Milan, SportTV Live), e 15 minutos depois, Marselha e PSG retomam, no Velódrome, a maior rivalidade do futebol francês (20 horas, SportTV 3). E por falar em rivalidade, despeça-se do futebol de clubes com o «superclásico»: este domingo há River Plate-Boca Juniors no Monumental. E, desta vez, até começa a horas decentes, para não complicar o arranque da semana de trabalho (22h15, SportTV 1).