A edição 71 da Volta a Portugal estará na estrada entre os dias 5 e 16 de Agosto para, ao longo de dez etapas, encontrar um sucessor para David Blanco, vencedor em 2008. A prova apresenta-se dia 4 no Rossio, em plena Baixa pombalina, e no dia seguinte há prólogo com um «crono» individual na Avenida da Liberdade, de acordo com a agência Lusa. A última vez que a Volta passou pela capital foi em 2006, com uma chegada de etapa em Belém.
A primeira etapa parte das Caldas da Rainha, uma novidade, e chega a Castelo Branco. A partida de Trancoso para a quarta tirada também é uma novidade da edição 2009, etapa que culmina com a chegada em altura à Senhora da Graça. O dia seguinte é de descanso para o pelotão. A chegada à Torre ocorre na nona etapa, no feriado de 15 de Agosto. A Volta termina em Viseu na décima tirada, dia de mais um cronómetro individual.
O principal ausente da edição 2009 é a região Sul, nomeadamente Alargve e Alentejo. A PAD/JLS, responsável pela prova, ainda não deu a conhecer a quilometragem e itinerário de cada etapa.
Percurso da 71.ª Volta a Portugal:
5 Agosto: Prólogo, Lisboa (CRI)
6 Agosto: 1.ª etapa, Caldas da Rainha - Castelo Branco.
7 Agosto: 2.ª etapa, Idanha-a-Nova - Guarda.
8 Agosto: 3.ª etapa, Fundão - Gouveia.
9 Agosto: 4.ª etapa, Trancoso - Senhora da Graça (Mondim de Basto).
10 Agosto: Dia de Descanso (Felgueiras).
11 Agosto: 5.ª etapa, Felgueiras - Fafe.
12 Agosto: 6.ª etapa, Barcelos - Senhora da Assunção (Santo Tirso).
13 Agosto: 7.ª etapa, Póvoa de Varzim - São João da Madeira.
14 Agosto: 8.ª etapa, Gondomar - Aveiro.
15 Agosto: 9.ª etapa, Oliveira do Bairro - Torre (Seia, Serra da Estrela).
16 Agosto: 10.ª etapa, Viseu (CRI).