O P. Ferreira encerrou a primeira semana de trabalhos na Mata Real com a apresentação dos reforços da equipa à comunicação social. Ao todo são dez, embora um deles ainda não se tenha apresentado, devidamente autorizado a apresentar-se apenas no estágio de Seia. Trata-se de Gino Guerrero, extremo contratado ao Alianza Lima, do Peru, que chegará acompanhado de Hurtado.
Os outros, depois de um treino debaixo de intenso calor, perfilaram-se para as fotos da praxe num ano atípico no P. Ferreira pela surpreendente presença no play-off de acesso à Liga dos Campeões.
Carlos Barbosa, presidente, e Costinha, treinador, deram as boas vindas às caras novas. Pajoy Ortiz, avançado que chegou a ser dado como certo, não é jogador do Paços e nem há garantias que venha a ser. «É um processo que ainda não está definido, mas vamos aguardar», afirmou Carlos Barbosa durante a cerimónia de apresentação.
Há caras novas para todos os setores. Desde logo na baliza onde o argentino Matías Degra, de 30 anos, deverá ser o substituto de Cássio. Chega do AEL Limassol, do Chipre, de onde também vem Rui Miguel, uma cara bem conhecida em Paços de Ferreira.
Para o meio campo não há apenas o regresso de Rui Miguel. Romeu é um médio defensivo contratado ao Desp. Aves que pode ser a sombra de André Leão. Sérgio Oliveira (ex-F.C. Porto B) e Rodrigo António (ex-Marítimo) prometem lutar para tentar ocupar o lugar deixado em aberto pela saída de Luiz Carlos para o Sp. Braga.
Na defesa há a registar a entrada de dois laterais esquerdos: Hélder Lopes, que Costinha conhece do Beira-Mar, e Fernando Neto, que chega do Fluminense e, pelas características ofensivas, pode até ser convertido num extremo.
Roberto Dias impressiona pela estampa física e é a solução para a saída de Javier Cohene. O ex-júnior Rui Bradão vai também ter uma oportunidade no plantel, ao contrário de Eridson que voltará a ser cedido. Uillian e os ex-júniores Sousa e Ivo também não vão para estágio.
O ataque é o setor que ainda aguarda mais novidades. Para já, só Gino Guerrero. A indefinição em torno de Pajoy Ortiz dá um novo fôlego a Christian que segue para estágio. E Costinha prometeu na apresentação: «Estamos mais debilitados na frente mas é uma oportunidade para quem tinha vindo a jogar menos. Na minha equipa não há titulares absolutos.»
Costinha confirmou que quer um plantel preferencialmente com 24 jogadores, embora a qualidade mostrada pelos elementos ao seu dispor possa fazer com que mude de ideias. E sabe que se a porta de entrada está aberta, a de saída também. Vítor e André Leão são os jogadores mais cobiçados.
Plantel provisório do Paços de Ferreria 2013/14:
Guarda-redes: Degra (ex-AEL Limassol), António Filipe, Freitas (ex-juniores) e Pedro Guedes (ex-juniores)
Defesas Tony e Diogo Figueiras;Hélder Lopes (ex-Beira-Mar), Fernando Neto (ex-Fluminense) e Nuno Santos; Ricardo, Tiago Valente, Roberto Dias (ex-Campinense) e Rui Brandão (ex-júniores)
Médios: André Leão, Filipe Anunciação, Romeu (ex-Desp. Aves), Sérgio Oliveira (ex-F.C. Porto B), Rodrigo António (ex-Marítimo), Rui Miguel (ex-AEL Limassol) e Vítor.
Avançados: Manuel José, Hurtado, Caetano e Gino Guerrero (ex-Alianza Lima); Jaime Poulson e Christian
Equipa técnica:
Costinha (treinador), Maniche (treinador-adjunto), Sérgio Gaminha (treinador-adjunto), Nuno Pinto (preparador-físico) e Pedro Correia (treinador de guarda-redes)
Particulares agendados
12 de julho, em Seia: P. Ferreira-Misto de jogadores Seia e Sá Romão
13 de julho, em Touriz: P-Ferreira-Misto de jogadores Tourizense e Nogueirense
17 de julho: P. Ferreira-Beira-Mar
20 de julho: Penafiel-P. Ferreira
23 de julho: P. Ferreira-Newcastle (jogo de apresentação aos sócios)
27 de julho: adversário a designar
30 de julho: V. Guimarães-P. Ferreira
3 de agosto: adversário a designar
6 de agosto: Cesarense-P. Ferreira
10 de agosto: West Ham-P. Ferreira