A Papua Nova Guiné está no último lugar do ranking mas tem um bom potencial de crescimento. Por isso foi um dos países escolhidos pela FIFA para implementar o programa «Goal», um programa de desenvolvimento do futebol em territórios distantes. A contrapartida exigida foi a criação de um campeonato nacional.

O país criou uma liga semi-profissional que é disputada por oito clubes e que permitiu a descoberta de alguns talentos. O maior deles é David Muta. É um trinco, de 23 anos, que foi achado numa pequena ilha distante do principal território da Papua. Foi trazido para a capital Port Moresby e começou a jogar no Hekari FC.

O Hekari foi campeão nas duas últimas épocas e com isso ganhou direito a disputar a Liga dos Campeões da Oceânia. O que permitiu a David Muta mostrar-se em palcos menos humildes. O talento do médio não passou despercebido e David Muta foi escolhido para a equipa de All-Stars que defrontou os LA Galaxy.

Foi o único jogador da Papua eleito para o amigável e teve de marcar... David Beckham. «No fim ele veio falar comigo e perguntar-me de onde era», contou. «Disse-lhe que era da Papua, mas ele não pareceu saber o que isso era. Cumprimentou-me e foi embora. Durante vários dias não lavei as mãos», sorriu.

Veja um vídeo do All-Stars Oceânia contra os LA Galaxy: