Com as goleadas por 4-0 (2004/05) e 3-0 (2007/08) ao F.C. Porto ainda bem frescas na memória, Patacas acredita que «nada é impossível no Nacional». O capitão recordou nesta segunda-feira o quarto lugar da Liga já conquistado pelo emblema da Madeira, que volta a estar na luta pelas competições europeias.

«O Nacional será sempre um candidato à Europa, pois conseguimos esse estatuto com mérito, graças ao que fizemos anteriormente», afirmou Patacas antes do treino da tarde, em declarações publicadas no site do clube.

Desde 2002 no Nacional, o defesa-direito salienta a forma como se trabalha na equipa treinada pelo sérvio Predrag Jokanovic, um misto de «pressão» e «tranquilidade» que equilibram o desempenho de um plantel «que tem muito valor». A «sintonia» entre os jogadores e o técnico é outro ponto fundamental para Patacas que garante: «Todos remam para o mesmo objectivo.»

Para enfrentar a próxima temporada, o lateral considera que o Nacional se reforçou bem. «Alguns sectores que se calhar estavam mais carenciados ficaram mais equilibrados. Ao reforçar e não saindo muitos jogadores, normalmente a equipa fica com mais qualidade», concluiu o jogador.