A cadeia de lojas de material desportivo Sport Zone inaugurou esta segunda-feira na dependência do Chiado um espaço destinado a homenagear a Selecção Nacional ao longo da sua história, a que chamou Galeria dos Heróis. Mas 2004 é ano de Europeu organizado em Portugal e os actuais elementos da Equipa das Quinas estão, obviamente, em destaque.
No meio deste campeonato que já mexe com os corações portugueses, a Sport Zone associou-se às Aldeias SOS, movimento de apoio às crianças desfavorecidas, e anunciou o propósito de reverter um euro da venda de cada artigos relativo ao Euro 2004 para a associação de solidariedade. No final da campanha, a verba angariada será convertida em material desportivo. Pauleta foi o internacional português que representou a Selecção Nacional e será também ele quem, no final da iniciativa, irá entregar o espólio angariado para as Aldeias SOS.
Mas o avançado do Paris Saint-Germain não foi o único membro da Selecção a estar presente. O seleccionador Luiz Felipe Scolari também esteve no Chiado, assim como outros representantes do futebol português de outras décadas, como José Augusto, Pedro Gomes e Carlos Xavier. E não só do futebol. A campeã Rosa Mota também apadrinhou a iniciativa.
«Reconfortante ajudar as crianças», diz Pauleta
Esta Galeria dos Heróis tem sido mais abrangente e tem pretendido englobar todos os maiores representantes do desporto nacional, como a própria atleta, Eusébio, Carlos Lopes ou Moniz Pereira. No presente, o espaço está dedicado à Selecção Nacional de futebol.
Aí se pode ver quais são os maiores goleadores portugueses, os jogadores com mais internacionalizações, vários presidentes e seleccionadores, relembrar os nomes das selecções e anteriores mascotes, as bolas utilizadas, os equipamentos, ou recordar os momentos mais marcantes dos 83 anos de existência da Selecção Nacional. Estas oito décadas vão também assim poder ser vistas no livro «Selecção Nacional: 83 Anos de História», que a Sport Zone vai oferecer a partir de 1 de Abril na compra dos artigos da Selecção.
O director executivo da cadeia de lojas, Pedro Pereira, explicou que «a Selecção Nacional não engloba apenas os actuais atletas ou equipa técnica», mas esta Galeria dos Heróis «materializa a homenagem» a todos os que estiveram ligados à Selecção. O responsável explicou ainda que «estas peças vão dar origem a uma exposição itinerante pelas 28 lojas da cadeia durante quatro meses para alargar a iniciativa de apoio às Aldeias SOS.
Pauleta deu a cara pela Selecção Nacional no que chamou participação «num acontecimento muito bonito», pois, disse o avançado português, «é reconfortante repartir o carinho que muitas vezes os jogos nos permitem receber». «Ajudar as crianças a suportarem as carências do dia-a-dia» é o objectivo, sublinhou o açoriano, que vai ser o patrono do pecúlio angariado.