Numa leitura curta e atenta, Paulino Tavares adverte para os perigos de defrontar a selecção da Suécia. O único português a alinhar na liga Allsvenskan sugere ao Maisfutebol que a qualidade dos nórdicos «não se esgota em Ibrahimovic».
«Ele é o melhor, mas há outros jogadores a ter debaixo de olho pela Selecção Nacional», vinca, antes do elogio a Kim Kallstrom e Johan Elmander.
«Conheço bem o Kallstrom porque ele joga no Lyon desde 2006 e vi muitos jogos dele quando ainda estava em França. Remata muito bem e é muito forte», refere Paulino, que também sublinha «o poder» do avançado Johan Elmander. Que até nem é muitas vezes titular da Suécia.
«Marcou muitos golos no Toulouse. Sem o Henrik Larsson e o Fredrik Ljungberg ganhou mais espaço na equipa.»
«Ambiente de loucos» no Estádio Rasunda
Questões técnicas à parte, Paulino Tavares confessa-nos andar «há vários dias» a falar sobre o Suécia-Portugal de amanhã com os «colegas de equipa e amigos».
«Todos me dizem que o Cristiano Ronaldo está em baixo. Falam-me da lesão dele e que ainda não consegue jogar bem. Eu já os avisei para terem cuidado (risos). Mas excluindo essa situação, andam muito bem informados. Passam muitos jogos portugueses na televisão por cabo sueca. Ainda outro dia vi o V. Setúbal-Marítimo.»
Esta paixão pelo futebol, «especialmente pela selecção», não impede que o hóquei em gelo seja a modalidade-rainha na Suécia. Nada que atenue o «ambiente de loucos» que se viverá este sábado pelas 19 horas no Estádio Rasunda.