Paulo Alves gostaria de ter decidido a partida no desempate por grandes penalidades. O treinador do Gil Vicente, sem colocar em causa a justiça do triunfo das águias, elogiou a postura e a exibição dos seus atletas. O técnico sai de Coimbra com um objetivo definido: voltar a uma final.

«Foi um jogo dividido. Não vou dizer que o Benfica não mereceu vencer, mas pelo que fizemos talvez merecêssemos levar o jogo para as grandes penalidades. De qualquer maneira, parabéns ao Benfica pelo bom jogo e pela conquista na Taça da Liga.»

[O que faltou ao Gil Vicente?]

«Alguma sorte e talvez mais matreirice. Fica a sensação de que todos crescemos com esta final. Temos uma equipa jovem, quase todos os jogadores estavam na II Liga e o Benfica tem mais experiência. No primeiro golo do Benfica a bola tinha de ser nossa e o segundo surge numa carambola.»

[Sai daqui com que sentimento?]

«O sentimento é simples: voltar a uma final. Aprendemos algo de novo com isto. O jogo tem um sabor algo amargo, mas queremos voltar a isto.»

[Por onde passa o seu futuro? Que objetivos tem?]

«O meu objetivo é ser sempre melhor e competente no dia-a-dia. As oportunidades surgirão com naturalidade. Sempre fiz o que está ao meu alcance. Sou ambicioso, quero progredir na carreira, mas sempre com os pés no chão.»

[Como está o balneário do Gil Vicente?]

«O ambiente no balneário é de tristeza. Viemos para ganhar e que não fique nenhuma dúvida nisso. Acho que o Benfica não nos foi infinitamente superior, mas foi mais eficaz e tem jogadores mais frios. Os nossos jogadores estão crescer, lutam muito, mas falta-lhes frieza nos detalhes.»

[Em três jogos não conseguiu derrotar o Benfica. Porquê?]

«Nos três jogos disputados não fomos muito inferiores. Jogámos sempre olhos nos olhos, batemo-nos de igual para igual e tentámos ser felizes.»

[Esta final pode ter sido uma montra para os atletas do Gil?]

«É natural que alguns jogadores do Gil Vicente sejam cobiçados. Temos bons atletas, quase todos em crescimento e com uma boa margem de progressão. Ainda bem que estamos a promover os nossos jogadores. Se alguns deles puderem mudar para um clube maior iremos ficar muito felizes.»

Leia também:

A Crónica do Jogo

Os Destaques das Águias

Os Destaques dos Galos