Paulo Assunção, médio de 32 anos que atuou 12 épocas na Europa, acabou de festejar o título da Sul-Americana pelo São Paulo.

A gozar as férias natalícias em família, na casa dos pais, em Cuiabá (capital do estado de Mato Grosso), Assunção falou em exclusivo ao Futebol Brasil e recordou «grandes momentos passados na Europa e, sobretudo, em Portugal».

«Vivi anos inesquecíveis no FC Porto. Foram anos muito bons,com grandes vitórias. Fiz muitos amigos aí em Portugal, com alguns mantenho contacto...»

A primeira imagem que Paulo Assunção guarda da casa portista é a de «um clube vencedor». «O FC Porto é sempre forte e naquela casa quer-se sempre ganhar. Para um jogador é bom, porque há sempre pressão, é sempre preciso estar bem...»

Curiosamente, o médio brasileiro começa por destacar Co Adriaanse, um técnico que embora tenha saído de forma conturbada da casa portista, o marcou especialmente: «Era um bom treinador, aprendi muito com ele».

Mas a maior gratidão vai para Jesualdo Ferreira: «É uma excelente pessoa e um treinador muito bem preparado. Tem visão, é organizado. O Sporting fez uma grande contratação, fez muito bem em apostar nele para mandar em todo o futebol...»

Embrenhado no vasto universo brasileiro (e, mais ao pormenor, na realidade paulista), Paulo Assunção confessa que «nem sempre dá para acompanhar o futebol português». Mesmo assim, conseguiu ver o derby lisboeta entre Sporting e Benfica: «Gostei do Benfica, conseguiu ganhar de virada, de 1-0 para 1-3... Foi um bom jogo».

Atento a tudo o que se passa sobre o futebol brasileiro (no Brasil ou em qualquer parte do Mundo), Paulo Assunção desejou «boa sorte» ao Futebol Brasil e garantiu: «Vou ler e acompanhar!»

Leia a entrevista completa de Paulo Assunção no Futebol Brasil, site do IOL que lhe conta tudo sobre o desporto-rei do outro lado do Atlântico.