São Paulo e Liverpool vão defrontar-se este domingo (às 10h20, hora portuguesa) na final do Mundial de Clubes e Paulo Autuori, o treinador dos brasileiros, mostrou-se firme a discordar do favoritismo que é atribuído aos ingleses.
«Não sei por que é que o Liverpool é favorito. Um jogo desses nã0 tem favoritos», assumiu Autuori não se preocupando muito com a destacada estatura dos jogadores do clube inglês: «O Futebol não se ganha ao metro, mas sim pela qualidade individual dos jogadores.»
O treinador brasileiro que já passou por Portugal não deixou de frisar, todavia, que «é claro que o Liverpool tem uma grande força colectiva», mas, por isso mesmo, Autuori assumiu que o São Paulo vai «apostar muito nas jogadas do Júnior e do Cicinho para quebrar a previsibilidade da defesa» dos ingleses.
Uma curiosidade que Autuori revelou também é que vai manter o esquema que tem tido sucesso na equipa (3x5x2), mesmo que o ache desactualizado: «Aqui [no São Paulo] não existe vaidade. O técnico não ganha o jogo. Ele ajuda a equipa a desenvolver o seu jogo. Fiz isso pelo bem comum.»
O São Paulo joga habitualmente no 3x5x2 desde que Emerson Leão treinava a equipa e Autuori não mexeu no esquema quando entrou a meio da Taça Libertadores; que viria a vencer conseguindo a presença no Mundial do Japão. «Está a ser um exercício muito bom para mim [trabalhar no 3x5x2], mas continuo a achar que é um esquema ultrapassado», explicou o brasileiro.

Depois do último treino realizado já este sábado, o treinador do São Paulo vai dedicar a noite da véspera do jogo a analisar o Liverpool com o plantel, antes de deixar o resto do tempo até ao encontro (19h20 em Tóquio) para descontracção dos jogadores.
«Prefiro fazer isso sempre na véspera das partidas. Vou ter uma conversa com os jogadores ainda hoje [sábado] à noite porque amanhã quero-os bem tranquilos», afirmou Autuori revelando que vai «falar sobre a estratégia do [São Paulo]» e «corrigir erros» para entrar em campo «sem dúvidas».
No treino deste sábado, o Aloísio não treinou, mas Autuori assegurou que foi apenas para prevenir um resfriado do avançado e que ele será titular numa equipa que venceu a meia-final com o Al Ittihad (3-2): Rogério ceni; Edcarlos, Lugano e Fabão; Cicinho, Mineiro, Danilo, Josué e Júnior; Amoroso e Aloísio.