Cristiano Ronaldo, decisivo no play-off de apuramento para o Mundial de 2014, merece rasgados elogios de Paulo Bento. Em entrevista ao site da FIFA, o selecionador nacional admite que o jogador do Real Madrid «tem um potencial que ajuda a resolver muitos problemas»: «Todos o apreciam pela sua qualidade, o seu potencial e o seu rendimento. Nós, portugueses, temos um orgulho enorme e uma satisfação tremenda por ter um jogador com aquela qualidade e aquele rendimento quer na seleção quer no clube.»

Paulo Bento diz que a maior qualidade de Cristiano Ronaldo é «acima de tudo, o seu profissionalismo»: «Ele prima pelo exemplo e isso passa para os colegas e para todo o staff. É uma pessoa de trato e acesso fácil, bom colega e extremamente competitivo. Essas coisas boas passam para os colegas que veem condições nele para ser capitão da seleção.»

O selecionador explica o que falhou durante o apuramento para o Mundial de 2014, obrigando Portugal a disputar o play-off com a Suécia. Paulo Bento aponta que não teve «só a ver com a Rússia». «Deveu-se a erros que cometemos contra outras seleções, como Israel e Irlanda do Norte», refere, acrescentando que Portugal estava confiante e convicto de que tinha mais qualidade, «coletiva e individual», que os suecos.

A qualificação foi sofrida, mas foi garantida. Agora, o que espera Paulo Bento da participação no Mundial? «Espero poder desfrutar de uma grande competição como é o Mundial, onde queríamos muito estar. Depois, dentro do nosso potencial e da nossa qualidade, queremos tentar chegar o mais longe possível. Isso significa, primeiro, passar a fase de grupos e chegar aos oitavos de final e, depois, tentar competir para chegar o mais longe possível.»

«Tentar jogar bem e ganhar» será a filosofia adotada por Portugal no Campeonato do Mundo. «Quem joga melhor fica mais perto de ganhar», aponta Paulo Bento, que quer «uma equipa forte e solidária» para que, «depois, os talentos possam fazer o seu trabalho».

Estarão presentes no Mundial três treinadores portugueses. Para além de Paulo Bento, estarão ainda Fernando Santos (Grécia) e Carlos Queiroz (Irão): «Prova toda a qualidade dos treinadores portugueses. Neste caso, vamos ser um dos países com mais técnicos no Mundial e, além disso, temos treinadores nas principais equipas europeias. É evidente que os treinadores portugueses têm qualidade e estão bem preparados.»