Paulo Bento voltou não ao banco da escola, mas sim à condição de aluno. O treinador do Sporting é um dos 33 alunos do Curso de Treinadores UEFA Advanced (III Nível). É o número 25 de uma lista onde constam nomes como o de Rui Barros, adjunto de Adriaanse no F.C. Porto, e Hélio Sousa, técnico do V. Setúbal. Chegou bem cedo para o primeiro dia de um curso que só irá terminar em Julho.
A manhã foi reservada para a disciplina de Metodologia do Treino, leccionada por Jorge Castelo. Ainda em fase de ambientação, o aluno Paulo Bento encarou de sorriso no rosto o primeiro dia de aulas, que só termina pelas 18h30.
«Estou a gostar e penso que todos vamos gostar porque vimos dialogar, aprender, conviver e é sempre importante confrontarmo-nos com novas ideias. Nunca vamos saber tudo e aqui vimos também para evoluir. Vamos confrontar-nos com novas ideias e reencontra-me com pessoas que também foram meus colegas e porque em termos legais tenho de ter este nível. Foram as primeiras horas do curso e falámos apenas sobre uma das disciplinas. Nada de especial», diz.
O treinador do Sporting não esconde que estar sentado numa cadeira durante horas a fio não faz muito o seu género. Mas, até dia 10 de Abril terá de ser assim, todas as segundas-feiras: «Normalmente gosta-se mais da prática. É aquela que nós convivemos mais e aquela que eu estou a fazer mais neste momento. De qualquer maneira para praticarmos primeiro temos de saber a teoria e depois para interiorizar temos de praticar. No fundo está uma coisa interligada com a outra, embora a prática seja mais atraente.»
O curso tem a carga horária de 178 horas e os alunos terão de realizar vários trabalhos de grupo. Paulo Bento diz ainda de recordar-se do tempo em que andou na escola por isso garante, brincando, que não precisou de pedir conselhos às duas filhas. As regras de comportamento e de companheiro estão bem presentes no técnico que, apesar de contar com a companhia do adjunto Leonel Pontes neste curso, ainda não pensou nos parceiros para os trabalhos de grupo. «Não terei qualquer tipo de problema em trabalhar com quem quer que seja», concluiu.