Paulo Sousa voltou a encontrar alguns dos companheiros da chamada «geração de ouro», que conquistou os títulos mundiais de sub-20, na Arábia Saudita (1989) e em Lisboa (1991), no curso de treinadores de III Nível que está a decorrer desde segunda-feira, em regime de internato, no Centro de Estágios de Rio Maior.
Para o antigo internacional trata-se de mais uma etapa na consolidação de uma nova carreira que pretende que tenha tantos sucessos como a que teve como futebolista. «Este curso é uma etapa a que tenho de concorrer, é uma etapa de aprendizagem em que tenho de adquirir novos conhecimentos que mais tarde podem vir a ser úteis. A minha ambição no futebol foi sempre uma ambição de sucesso. Agora estou a passar por uma nova fase de aprendizagem para ter novos instrumentos para utilizar na área do futebol, quer seja a nível de clubes ou a nível federativo», contou ao Maisfutebol o campeão europeu com as camisolas da Juventus e do Dortmund.
Um novo início com alguns dos mesmos companheiros da primeira caminhada, a de Riade, como são os casos de Brassard, Paulo Alves e Amaral. «Eu falo por mim, a minha ambição, quando me meto nas coisas, é sempre para ter sucesso. Há aqui vários ex-colegas meus com grandes capacidades, não só como futebolistas, mas já a nível dos treinos, adquirindo a sua experiência por baixo e, depois, aos poucos e poucos, acabarão por chegar lá a cima. Este é um curso, pelo que me apercebi logo no primeiro dia, de grande qualidade que vai dar muitos proveitos a estes candidatos ao III Nível», acrescentou.
Paulo Sousa não tem pressa e prefere consolidar as bases antes de se lançar numa nova carreira de sucesso. «Este é um trajecto que tenho vindo a percorrer. Não tem só a ver com o III Nível aqui em Portugal, tem também a ver com outras áreas em que também tenho vindo a evoluir dentro do futebol, seja ela de gestão, directiva ou técnica. Mais tarde, quando tiver de tomar decisões, vou poder utilizar estes instrumentos para ter sucesso», insistiu.