O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

PEDRINHO, FC LORIENT (FRANÇA)

«Um bem haja a todos os leitores do Maisfutebol,

Venho desta vez falar sobre os últimos resultados do FC Lorient, a comunidade portuguesa na cidade e os luso-descendentes que estão a jogar no futebol francês, especialmente o meu companheiro de equipa, o Raphael Guerreiro.

Os últimos resultados não foram os melhores, estamos otimistas e a trabalhar para dar a volta neste momento mais complicado da temporada, sabendo que vamos ter uma difícil e longa época! No plano individual, também não tem sido a melhor temporada.

De qualquer forma, estou focado em fazer o meu trabalho e mostrar-me sempre que tenha oportunidade. Foi o que aconteceu no jogo para a Taça da Liga em que, apesar de termos perdido 2-0 com o Nantes, arranquei uma boa exibição jogando a defesa esquerdo.

O jogo foi especial para mim, pois o treinador confiou-me a braçadeira de capitão, algo com que não estava a contar. No FC Lorient o treinador não tem em conta o tempo no clube para dar a braçadeira mas sim o perfil e a personalidade do jogador.

Escrevendo agora sobre os portugueses nesta cidade, devo dizer que não conheço muitos, mas os que conheço costumam aparecer nos treinos para falarmos um pouco.

Até há bem pouco tempo havia um restaurante portugueses em Lorient, que entretanto fechou. Perto do Porto de pesca, há um café em que se podem ver os jogos do campeonato nacional. É frequentado por muitos emigrantes portugueses, assim como outros trabalhadores de passagem, maioritariamente pescadores.

Como se sabe, há um grande comunidade portuguesa em França e, por isso, costumam despontar vários jovens valores com descendência lusa. Um desses jovens, e que tenho a oportunidade de seguir de perto, é o Raphael Guerreiro.

O Raphael Guerreiro já é internacional sub-21 português, tem apenas 19 anos mas já é um valor indiscutível e o ativo importante do clube. Foi a tranferência mais cara do FC Lorient neste defeso! Mas não se mostrou intimidado com isso, mostrando o seu valor semana após semana.

Ele foi mesmo considerado o melhor jogador no mês de setembro. Prevejo para um futuro auspicioso para o Raphael e se tudo correr normalmente não tenho dúvidas que será chamado à Seleção A. É um jogador para acompanhar com atenção e já está a despertar o interesse de clubes de outra dimensão aqui em França.

Mas há mais luso-descendentes a atuar em França: guarda-redes Anthony Lopes (Ol. Lyon), já chamado à seleção, o Máxime Barthelmé (Lorient), excelente médio esquerdo, o Rafael Dias e o Vicent Nogueira (Sochaux), dois médios central de qualidade, o Jonathan Martins Pereira, lateral direito e o Laurent dos Santos, médios (ambos do Guingamp).

Enfim, há vários exemplos de luso-descendentes a atuar na Ligue 1 de França.

Um abraço e à bientôt,

Pedrinho»