Leicester!!!! Leicester !!!

Tenho de começar assim ...

Leicester !!!

É campeão inglês. A Premier League vai para Leicester. Fantástico !!! Extraordinário !!!

Em Inglaterra já temos um campeão e aqui temos o pais futebolístico em suspenso.

Benfica e Sporting não perdem pontos jornada após jornada. Faltam apenas duas até final e continua tudo na mesma. Temos liga ate ao fim e provavelmente só teremos celebração na última jornada. Veremos de quem. Nesta altura e depois do que temos visto e vimos no último fim de semana, algumas notas:

Na liderança desde a 25ª jornada, no dia 5 de Março, o Benfica não desarma. Com a pressão do Sporting, sabe que não pode perder pontos e cada jogo é uma final, como tem sublinhado Rui Vitória. Esse tem sido o espírito da equipa e o que tem alimentado os jogadores. Podemos dizer - e esta é a minha leitura -, que a equipa está nos limites mas está unida em torno de um objectivo e isso percebe-se: continua a ganhar.

É certo que nos últimos quatro jogos venceu pela margem mínima e tem-se verificado uma ansiedade, um nervosismo e por vezes uma insegurança além do esperado. Mas isso faz parte, numa altura de decisões. É normal e só quem nunca passou por situações destas é que não percebe o que é viver aqueles momentos. A liderança do Benfica corresponde ao mérito de uma equipa que nunca deixou de acreditar em si e de olhar para dentro e seguir o seu caminho. 

O Sporting é o adversário e segue na perseguição ao líder. Em Alvalade mora uma equipa com personalidade, madura, que vem apresentando um futebol de qualidade. Se havia dúvidas de que esta liga só se ia decidir no fim, a vitoria categórica do Sporting no Dragão, acabou por desfazê-las.

João Mario e Slimani foram as estrelas que mais brilharam no clássico. Um a jogar muito: o médio leonino fez de tudo no jogo e fica na retina o lance em que assistiu para o primeiro golo. O outro a marcar: o avançado argelino voltou a ser um perigo à solta e demonstrou mais uma vez qualidade nas suas acções. Se fosse mais eficaz ainda poderia ter marcado mais.

Por último, uma nota para o desacerto defensivo da equipa do Porto. Desde o mau posicionamento colectivo a erros individuais, tudo aconteceu e quando assim é difícil ganhar. O FC Porto precisa muito de melhorar...

O clássico revelou uma equipa - o Sporting - que acredita que consegue lá chegar. Depois de muitas jornadas na liderança, perdida a vantagem de 7 pontos conquistada, viu a derrota em casa com o Benfica à 25ª jornada colocá-lo num outro papel. Só lhe restava vencer os jogos que faltavam e colocar sobre pressão o quem liderava. É a isso que temos assistido e a resposta de uma e outra equipa tem sido muito boa, levando-nos para esta competição que temos assistido.

Pena, mais uma vez de tudo o que se passa fora do relvado. O ruído não para e continua na ordem do dia. Quanto a mim, quero é ver brilhar no relvado os jogadores de todas as equipas mas muitos “artistas” insistem em querer ser os protagonistas.

Com menos exposição e mediatização, a luta para não descer continua e o jogo grande desta jornada entre o União da Madeira e a Académica pode ter decidido alguma coisa. A derrota da Académica e o empate do Tondela colocaram-nos numa posição muito complicada e só uma série de factores, uns controláveis e outros não, terão de se conjugar favoravelmente para evitar a despromoção, pelo menos de um deles - veremos se não serão os dois...

Uma nota final para o Arouca: que grande liga está a fazer! Os seus elementos estão de parabéns, com a Europa tão perto. Já falta pouco para fazerem história…