No lançamento do seu primeiro derby na Madeira, Pedro Caixinha assumiu sem rodeios que o Nacional é favorito à vitória, mesmo tendo pela frente um rival em bom momento. E explicou o porquê deste seu pensamento.

«O Nacional é favorito, pois acreditamos naquilo que fazemos e nas nossas ambições, assim como no potencial dos jogadores. Queremos assumir que pretendemos vencer o jogo. Temos de ser fortes emocionalmente, mas ao mesmo tempo racionais. Queremos mandar no jogo desde o início e durante todo o tempo», disse o líder dos alvinegros.

Sobre o Marítimo, o técnico sabe que «está num bom momento, está forte, mas queremos ser superiores em todos os elementos do jogo. O objectivo é conquistar os três pontos, independentemente de estarmos atrás ou à frente do rival». E quanto à rivalidade existente entre os dois emblemas: «Do pouco tempo que estou na Madeira, já me apercebi da rivalidade entre os dois clubes.»

Num derby, equilibrado como se espera, o detalhe pode fazer a diferença. O treinador dos nacionalistas concorda: «Sem dúvida que o jogo se pode decidir num detalhe, pois é normal que tal aconteça entre equipas equilibradas. Mas acima de tudo, queremos que a nossa identidade prevaleça e queremos também ser mais fortes no detalhe. Se tal acontecer, juntando o potencial dos jogadores à forte ambição de vencer, estaremos mais perto da vitória».

Pedro Caixinha negou depois que tenha poupado alguns jogadores na Taça de Portugal, pois para si, essa ideia não existe: «Não há jogos de campeonato, taça ou taça da liga. Existem sim competições onde o Nacional está envolvido e vamos sempre apresentar a melhor equipa de forma a enfrentar com sucesso os adversários que tenhamos pela frente».