Os azuis e brancos partiram esta manhã para estágio e partiram confiantes. Pelo menos nas palavras de Pedro Emanuel. «Acho que é um F.C. Porto mais forte do que na última época», garantiu. «Pelo menos tentamos construir um plantel dessa forma para que seja sempre mais forte e mais equilibrado do que no ano anterior». O capitão falava com voz grossa e tempero na língua. «Estamos aqui para trabalhar por um F.C. Porto forte, um F.C. Porto ambicioso, um F.C. Porto que vai lutar em todas as competições para vencer e para fazer orgulhosa uma massa associativa que espera sempre muito de nós».
Pela introdução já se percebia que o grupo estava bem e se recomendava. O central fez porém questão de o frisar. «Os reforços vieram equilibrar o plantel, tal como o treinador tinha pedido, e acredito que a equipa sai reforçada com a chegada dos novos jogadores». Ora nesse sentido o objectivo é repetir a última época. Com uma diferença. «A última Liga dos Campeões foi uma desilusão para nós», recordou. «Esperamos que este ano corra de uma maneira diferente e com outra concretização de objectivos».
«Entro sempre com a motivação da primeira vez»
Pedro Emanuel falava à partida para Holanda. Onde, curiosamente, também começou a época anterior. Bom prenúncio? «Deu sorte o ano passado, por isso vamos ver este ano», referiu. «Partimos com expectativas muito grandes em relação à nova época e acho que acima de tudo os nossos objectivos estão perfeitamente ao nosso alcance». Pela parte dele pode esperar-se sempre uma vontade inabalável. «Entro sempre com a motivação da primeira vez». Um exemplo para os mais novos. «É um espírito normal em mim e no clube a cada nova temporada que começa. Se bem que este ano ainda seja mais forte e reforçado pelas conquistas da última época».