Jogo de contornos dramáticos em Barcelos, este domingo, entre os «aflitos» Gil Vicente e Académica. A luta pela sobrevivência na Liga está ao rubro e, para quem ainda não está a salvo, como é o caso destas duas equipas, adivinham-se tempos de muito sofrimento. A responsabilidade é grande, mas não exageremos, pensa Pedro Emanuel.
«Jogo de vida ou morte? Nada na minha perspetiva justifica isso. Há vida para além do jogo de amanhã, agora é lógico que é importante, entre duas equipas que não atravessam uma boa fase e necessitam pontos. Será uma excelente ocasião para demonstrarmos as nossas capacidades, valor, e acima de tudo, o nosso empenho na luta pelos nossos objetivos.»

«Não é um encontro decisivo para a manutenção, mas sim decisivo para a conquista de pontos. Temos mais dois do que o Gil, que está naturalmente um pouco mais pressionado, mas também tem o conforto de jogar em casa», sintetizou o treinador da Académica.
«Interessa-nos conquistar pontos, vamos com essa determinação e ambição. A semana de trabalho leva-me a defender isso, pelo que os jogadores têm dito diariamente. Vamos lutar até ao último minuto, até à última gota de suor, pelo nosso objetivo, que é a conquista de pontos», reforçou.
Briosa mais fechada?
Paulo Alves levantou, na antevisão do jogo, a possibilidade de a Académica se apresentar mais retraída e apostando no contra-ataque, mas Pedro Emanuel não quis abrir o jogo. «É a opinião do Paulo, tenho de a respeitar. Se calhar será um jogo nem sempre bem jogado, porque neste momento tudo aponta para um jogo de luta, grande disputa, determinação, e decidido nos pormenores», reagiu.
Com 21 pontos a seis jogos do final do campeonato, os estudantes ainda fazem muitas contas. Algo que o técnico sempre recusou. «É típico estarmos sempre de calculadora na mão, mas encaro cada desafio por si. Na segunda-feira, analisaremos o resto. Preocupa-me é a forma como nos vamos apresentar. Futurologia não é para mim, há pessoas entendidas na matéria», retorquiu.
Da preparação da equipa, sempre à porta fechada, com poucas ou nenhumas informações à imprensa, ressaiu apenas que o plantel se encontra todo apto, com exceção de Carlos Saleiro.