O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Pedro Oliveira, US Créteil-Lusitanos (França)

«Olá, amigos leitores do Maisfutebol.

É com muito prazer que continuo a colaborar com as Crónicas Made In Portugal, esta seção do Maisfutebol que lembra aos portugueses que 'há vida' para lá de Cristiano Ronaldo.

Este ano, aqui no Créteil, entramos numa nova era! Depois da época brilhante do ano passado em que fomos campeões (à frente de um monstro como o Metz) e em que participei em 37 dos 38 jogos, entramos na 2ª liga francesa com um objetivo: a manutenção.

A equipa reforçou-se, dentro das possibilidades, mas manteve 75% do elenco. E desses reforços tenho de destacar os meus 'patrícios', Guto Loureiro e Ludovic. Fiquei obviamente contente por ter alguém que fale a minha língua no balnedário.

Dá-me muito orgulho que, após anos de 'esquecimento', o Créteil volte a apostar no mercado português. Sinto que fiz algo de bom no ano passado e essa confiança (perdida aquando da passagem do Artur Jorge por cá), voltou a inspirar os olheiros e direção do meu clube! Fiquei com uma sensação de 'dejá vu', lembrando-me que algo assim aconteceu no CFR Cluj.

Em relação ao campeonato, estamos a meio da tabela, fizemos bons jogos, mas o nível é bem melhor que o do ano anterior. Auxerre, Brest, Dijon, Lens, Troyes e Metz são alguns dos nossos adversários.

Pessoalmente, ainda não me estreei. Maldita pubalgia! Uma lesão que está a se debelada com a ajuda da clinica ETG, de Vila Nova de Gaia a quem agradeço.

Já estou a trabalhar com os meus companheiros e agora é só entrar no ritmo! Os meus companheiros têm dado conta do recado. O Guto começou devagarinho, mas neste momento já é um indiscutível e no ultimo jogo até foi o MVP.

O Ludovic (não deixem que o nome os engane, este é bem português e com sotaque de Avintes), tem mais concorrência e um campeonato muito físico que tem vindo a descobrir, mas tem deixado a sua marca seja quando parte como titular, seja quando entra.

Tenho também participado assiduamente nas emissões desportivas da Radio Alfa, que é o meio de comunicação por excelência da grande comunidade lusa em Paris (mais de 800 mil), com os jornalistas Manuel Alexandre, Armindo Faria, Marco Martins e Eric Mendes.

Apesar de estar bem em França, faz-me falta o 'meu' Portugal! Mesmo sem dinheiro, sem trabalho e sem justiça (sim, também sigo as noticias sobre o caso BPN), o meu país é o MAIOR!

Abraço a todos e até breve,

Pedro Oliveira»