José Maria Pedroto, um homem à frente do seu tempo.25 anos após a sua morte, o Maisfutebol regressa ao futuro através das melhores frases do Zé do Boné. Uma gota num oceano de sabedoria e perspicácia. Uma singela homenagem a um homem que merecia ter perdurado no tempo para confirmar as suas previsões.
Nesta quinta-feira, o F.C. Porto presta a devida vénia ao treinador que trilhou o caminho para o sucesso. Pedroto, nascido em 1928 em Almacave, Lamego, foi um médio de fino recorte técnico. Passou por Leixões, Lusitano de Vila Real de Santo António e Belenenses, antes de levantar troféus com a camisola dos dragões.
Como treinador, levou Portugal ao título europeu na categoria júnior. Orientou Académica, Leixões e Varzim. Depois, o F.C. Porto, o seu F.C. Porto. Sai para o V. Setúbal, Boavista, volta às Antas mas enfrenta novo divórcio. Segue-se o V. Guimarães, antes do regresso definitivo ao Porto, já com Pinto da Costa. Chega à final da Taça das Taças, jogo que falha devido à doença que lhe roubaria a vida.
O F.C. Porto perdeu em Basileia, frente à Juventus, já sem o Zé do Boné ao leme. Pedroto lançara, de qualquer forma, as bases para um futuro recheado de êxitos. Perdera-se o medo de atravessar a ponte, rumo a sul. Os dragões afirmavam-se em Portugal e no Mundo. O seu legado ultrapassou o seu tempo.
Aqui ficam algumas das suas melhores frases:
- «O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol»
- «Estamos na mediania no conceito europeu. relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe»
- «Não vai ser preciso nenhum milagre para que o F.C. Porto alcance finalmente o título que ambiciona a anos»
- «Duda é o meu brasileiro. Dois brasileiros juntos são uma escola de samba, três são uma multidão em Copacabana»
- «O futebol é muito fácil. É o pão numa mão e o chicote na outra. A virtude é nunca usar o chicote»
- «As gentes do Porto são ordeiras. Se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças»
- «O F.C. Porto cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting»
- «É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital»
- «No F.C. Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir»
- «Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça»
- «Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por ser revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol»