No próximo dia 7 de Janeiro cumprem-se 25 anos desde a morte de José Maria Pedroto. Para assinalar a data, o F.C. Porto e algumas figuras do futebol português estão a preparar uma homenagem àquele que muitos tratavam por Mestre.
José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores, é um dos impulsionadores do evento. «Ele implementou um modelo baseado na posse de bola. Estava muito à frente do seu tempo. Foi um técnico superior, naquilo que concerne à profissão. Promoveu e salvaguardou a carreira de treinador e foi uma pessoa com grande prestígio e competência», referiu à Agência Lusa.
«Uma vez, em Wembley, ao serviço do F.C. Porto, disse que os ingleses eram estúpidos porque apenas corriam, mas nunca com a bola. Ele soube explorar esses factores. Era um homem diferente. De grande nível.»

José Maria Pedroto nasceu a 21 de Agosto de 1928, em Almacave (Lamego). Como jogador passou pelo F.C. Porto, Leixões, Lusitano VRSA e Belenenses. Mais tarde tornou-se o primeiro treinador português com curso superior.
Além dos dragões, treinou Vitória de Setúbal, Boavista, Académica, Leixões, Varzim, Boavista e Vitória de Guimarães.