Peixe já pendurou as botas há mais de um ano, mas agora está decidido a voltar ao futebol como treinador. O antigo campeão do mundo de sub-20, que representou os três «grandes» do futebol português, é um dos alunos do curso de treinadores de III nível da UEFA que está a decorrer no Centro de Estágios de Rio Maior.
«É uma forma de assimilar melhor e maior conhecimento sobre o futebol, a começar pela metodologia do treino. Quero aprender o máximo que puder para um dia meter em prática. Se tiver a oportunidade de ter uma carreira como treinador igual à que tive como jogador seria muito bom, mas é sobretudo uma questão de oportunidade e conhecimento», destacou o antigo jogador ao Maisfutebol.
Além de Peixe, há mais quarenta candidatos inseridos no mesmo curso, a grande maioria antigos jogadores que vão lutar pelos respectivos espaços num mercado de trabalho muito concorrido. «Há espaço para todos, mas nem todos poderão fazer carreiras iguais, nem todos poderão ter sucesso. Não quer dizer que os melhores jogadores tenham de ser os melhores treinadores, estamos aqui todos para aprender», comentou.
O facto de Peixe já ter um nome feito no futebol nacional e de acumular muitos anos de experiência nos relvados poderá facilitar-lhe o ingresso na nova carreira, mas o antigo internacional não aguarda por facilidades. «De início poderá de alguma forma dar-me um conhecimento mais directo sobre o papel do treinador em relação ao jogador, porque fui jogador, mas não é forçosamente decisivo para uma carreira de alto nível», acrescentou.