Guadalajara, 7 de Junho de 1970. O Estádio Jalisco assiste a um voo fantástico de Pele, após um cruzamento de Jairzinho na direita. Cabeça do rei na bola e nas bancadas uma onde amarela e verde agita-se. Os brasileiros preparam a festa do golo, mas eis que um inglês estraga tudo (veja o vídeo no final). Gordon Banks salva o cabeceamento e a Inglaterra aguenta-se mais um pouco frente ao Brasil de 70.
Para muitos, a estirada de Banks ficou na história como a melhor defesa de sempre, logo frente ao camisola dez da canarinha. Por isso, ninguém melhor que Pelé para homenagear o guarda-redes, que será alvo de um tributo do Stoke City, pelo qual jogou entre 1966 e 1972.
Tanto o guarda-redes como o avançado pisarão o relvado do Britannia Stadium, a 12 de Julho, num confronto entre o Rei e o co-responsável pelo melhor não-golo da carreira do brasileiro. As equipas chamar-se-ão Gordon Banks XI e Pelé XI e a partida servirá de beneficência, com as receitas a reverterem para obras sociais em África, num dia em que Pelé irá também destapar a estátua com que o clube homenageia Gordon Banks.