Pepe já foi operado esta quinta-feira, no Porto. O central da Selecção e do Real Madrid foi submetido a uma intervenção para reconstruir o ligamento anterior cruzado do joelho direito, na Ordem da Trindade, pelo cirurgião José Carlos Noronha, que logo após a operação fez um diagnóstico optimista acerca da possibilidade de o jogador recupere a tempo de alinhar no Mundial 2010.
«Correu tudo bem, a reconstrução do ligamento foi feita com sucesso, e a operação durou pouco mais de uma hora. O jogador ainda está sob efeito da anestesia», esclareceu José Carlos Noronha, que não se furtou a fazer uma antevisão do tempo de paragem a que Pepe vai estar sujeito.
Pepe «emocionado» com o apoio recebido
O tempo inicial de recuperação aponta até seis meses, o que inviabilizaria a presença do jogador na África do Sul: «A esperança é a última a morrer e a medicina não é uma ciência exacta, mas creio que sim, que é possível», admitiu o cirurgião.
Já em relação à possibilidade de Pepe alinhar pelo Real Madrid antes do fim da época, em Maio, José Carlos Noronha foi taxativo: «Esse já não me parece um cenário realista. E o importante, nesta altura, é recuperar o jogador com segurança», concluiu.
Uma tala como companhia à noite
A saída do hospital está marcada para sábado. Até lá, o internacional português irá recuperar «serenamente». Amanhã, sexta-feira, é provável que comece já «a fazer marcha» lenta. À noite, durante as próximas quatro semanas, Pepe terá de dormir sempre com uma tala.
José Carlos Noronha explicou ainda que a lesão de Pepe é semelhante à de muitos outros atletas que operou. «Derlei, César Peixoto, Paulo Ferreira e Simão», por exemplo, passaram pela mesma situação e recuperaram de forma extraordinária.
Jorge Costa passou três vezes pelo mesmo
«A cirurgia requer alguma exigência técnica, não é simples. Mas estou satisfeito», acrescentou o reputado cirurgião, certo de que Pepe optou por ser operado na Ordem da Trindade «por uma questão de confiança e amizade».
«Conhecemo-nos no período em que o Pepe esteve no Porto. Felizmente, na altura, apenas tive de lhe tratar algumas mazelas pequenas. O Real Madrid não se opôs à vinda do atleta aqui a Portugal e a melhor prova é a presença dos seus dois principais médicos aqui.»
O Natal vai ser passado no Porto
Além de António Gaspar, que irá conduzir o processo de recuperação fisiátrica de Pepe, estiveram ao lado de José Carlos Noronha dois clínicos do Real Madrid: Juan Carlos Hernandez e Carlos Diaz.
Ambos se mostraram «extremamente satisfeitos» pela forma como a cirurgia correu e confirmaram que Pepe irá passar o Natal na cidade do Porto. «Nesta fase o apoio da família é fundamental. Vai fazer-lhe muito bem ficar em Portugal nos próximos tempos.»