Portugal teve oito atletas em prova no primeiro dia de competição dos Jogos Olímpicos e a judoca Ana Hormigo foi quem avançou mais longe na competição, tendo terminado na sétima posição, um lugar de honra com direito a diploma, atribuído aos oito primeiros em cada disciplina.
João Costa, no tiro, ficou aquém das expectativas, ao terminar em 18º lugar, falhando o acesso à final. O 22º lugar de Manuel Silva na qualificação do tiro com armas de caça deixa o atirador português, que participar pela terceira vez nos Jogos Olímpicos, com poucas hipóteses de garantir a presença na final, à partida para as segundas qualificações, no domingo.
Sara Oliveira, que foi a última portuguesa a entrar em competição este sábado, bateu o recorde nacional nos 100m mariposa, mas ainda assim ficou longe do apuramento para as meias-finais. Tem agora nova oportunidade nos 200m mariposa.
No ciclismo, Nuno Ribeiro terminou a prova de estrada na 28ª posição, tendo feito toda a corrida na perseguição ao grupo da frente, enquanto André Cardoso foi 72º.
O arqueiro Nuno Pombo foi 42º no torneio de qualificação e vai agora disputar os 32 avos-de-final. Por fim, no badmington, Ana Moura foi afastada logo na primeira ronda.