Gustavo Lima pode ser o próximo português a conquistar uma medalha olímpica. Esta terça-feira, no 11º dia de Jogos, o velejador da classe Laser faz-se ao mar na terceira posição, com 66 pontos, mais 21 que o líder britânico Paul Goodison, principal candidato ao ouro face à vantagem para o sueco Rasmus Myrgen. Gustavo Lima pode, contudo, repetir a prata da Vanessa Fernandes na véspera ou arrecadar o bronze.
A final tem início às 06h00 de Portugal continental e, enquanto Myrgen (63 pontos) vai dividir a atenção entre Goodison e Gustavo Lima, o velejador nacional não pode descurar a proximidade do esloveno Vasili Zbogar (67) e do italiano Diego Romero (69). Estes são os terceiros Jogos do português, depois do quinto lugar em Atenas 2004 e do sexto em Sidney 2000.
Afonso Domingos e Bernardo Santos podem, também, neste dia dar mais um passo rumo à Medal Race de quinta-feira, com a realização de mais uma de três regatas de qualificação por disputar. A dupla da classe Star ocupa a sexta posição da geral com 37 pontos, apenas mais 14 que os líderes suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom.
Em RS:X, João Rodrigues está a uma regata de se apurar para a Medal Race de quarta-feira, mas o nono posto ocupado pelo vice-campeão do mundo não lhe permite partir para a derradeira corrida com aspirações de trazer uma medalha.
Em destaque na pista vai estar Naide Gomes, candidata assumida à medalha de ouro no Salto em Comprimento, não fosse ela campeã mundial de pista coberta e detentora da melhor marca do ano, com 7,12 metros. Às 02h40, a atleta portuguesa vai cumprir a ronda de qualificação para a final que, à semelhança do que sucedeu com Nelson Évora, deve ser concluída com êxito. O apuramento directo faz-se com 6,75m ou então são escolhidas as 12 melhores.
Mas antes de Naide Gomes, Sílvia Cruz, a partir das 02h00, vai tentar superar a primeira eliminatória no Lançamento do Dardo entre 57 candidatas e a tarefa adivinha-se difícil. 59,76 metros é a melhor marca da atleta portuguesa, superior a menos de metade da tabela. Apenas as 12 melhores vão à final ou quem atingir os 61,50m.
Bruno Pais e Duarte Marques são estreantes no Triatlo, andam há mais tempo na modalidade que a Vanessa Fernandes, mas os resultados são distintos e os objectivos também. Com início às 03h00. Ambos participaram no Mundial de Vancouver, que a medalhada terminou em 10º devido a hipotermia, com o 68º e 22º lugar, respectivamente.
A participação de Jessica Augusto na primeira ronda dos 5000m continua a ser uma incógnita, uma vez que a atleta continua inscrita na prova, apesar de se ter magoado nos 3000m Obstáculos.
O canoísta Emanuel Silva, que se qualificou na véspera para os 1000m, volta esta terça à pista, às 08h40, mas para competir nos 500m. Também na eliminatória de K1 vai participar a estreante Teresa Portela, às 09h50, enquanto em K2, mas na mesma distância, vão estar mais duas novatas, a dupla Beatriz Gomes/Helena Rodrigues, a partir das 10h50.
Nesta data o Ténis de Mesa faz a sua estreia olímpica, com três portugueses em acção: Tiago Apolónia defronta às 03h00 o dominicano Lin Ju, nono em Atenas, ao passo que às 07h30 Marcos Freitas joga com o vencedor da pré-eliminatória entre o egípcio Lashin El-Saved e o argentino Pablo Tabachnik. Às 13h15, João Monteiro enfrenta o vencedor da pré-eliminatória entre o nigeriano Segun Toriola e o norte-americano David Zhuang.