O afastamento de Naide Gomes na qualificação para a final do Salto em Comprimento apanhou todos de surpresa, incluindo a própria. Depois de duas tentativas nulas, a atleta portuguesa praticamente parou na tábua de chamada na derradeira oportunidade, não conseguindo mais que 6,29 metros, quando a sua melhor marca são 7,12. O consolo imediato das adversárias não serviu para apagar o sucedido, mas foi mais um testemunho da valia de Naide Gomes, cuja ambição de subir ao pódio acabou por terminar sem glória.
As lágrimas que Naide Gomes não mostrou por estar, ainda, em estado de choque, correram por Gustavo Lima, quarto classificado na Medal Race da classe Laser, depois de ter entrado para a regata na terceira posição. O velejador português ficou a um ponto do bronze e, no final, disse que se despedia para sempre da competição.
O vice-campeão do mundo de RS:X, João Rodrigues, falhou a qualificação para a Medal Race ao terminar a fase de apuramento no 11º lugar. Já a dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos não chegou a entrar em acção, novamente devido à falta de condições.
O canoísta Emanuel Silva voltou a qualificar-se para uma meia-final, desta feita em K1 500m, tal como Teresa Portela e a dupla Helena Rodrigues/Beatriz Gomes, estas em K2.
No Triatlo, os estreantes Bruno Pais e Duarte Marques terminaram na 17ª e 44ª posições, ao passo que, no Lançamento do Dardo, Sílvia Cruz foi a 14ª melhor da sua ronda de qualificação, ficando, assim, pelo caminho. Jessica Augusto decidiu participar na eliminatória dos 5000m, mas acabou por ficar em penúltimo.
No Ténis de Mesa, Marco Freitas foi o único dos portugueses a passar a primeira ronda de qualificação, o que acontece pela primeira vez na modalidade. Tiago Apolónia e João Monteiro foram afastados no primeiro desafio.