Ao terceiro dia, Portugal ainda não deu que falar em Pequim. O judoca João Pina esteve na corrida ao bronze, mas foi eliminado no primeiro combate da repescagem. Foi na água que as coisas correram melhor.
Álvaro Marinho e Miguel Nunes terminaram o primeiro dia, na classe 470, no terceiro lugar, depois de um segundo lugar na primeira regata e um oitavo na segunda. Continuando na vela, em 49er Jorge Lima e Francisco Andrade prosseguiram a prova terminando o dia em 10º lugar, tendo um protesto pendente relativo à 6ª regata. O velejador João Rodrigues, em RS:X, concluiu o primeiro dia no 16º lugar, após duas regatas.
Na natação, Pedro Oliveira superou-se nos 200m mariposa, com um recorde ibérico que no entanto não valeu mais que o 24º lugar da geral. O português viu Michael Phelps arrasar mais uma vez na piscina, batendo o recorde olímpico na distância.
Por fim, Débora Nogueira foi afastada na primeira ronda da prova de florete. A atiradora portuguesa perdeu frente à chinesa Su Wanwen, despedindo-se rapidamente da competição.
Portugal nos Jogos Olímpicos: dia 1
Portugal nos Jogos Olímpicos: dia 2
Todo o calendário dos portugueses