O afastamento de Obikwelu da final dos 100m, um dos candidatos de Portugal às medalhas, foi o balde de água fria do oitavo dia de Jogos, que, ainda assim, terminaram com um lugar histórico para o Remo português. A dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes concluíram a participação no oitavo posto, após a final B de LM2x.
Continuando dentro de água, Álvaro Marinho e Miguel Nunes, vice-campeões do mundo, são os primeiros portugueses a garantir a presença portuguesa numa final, ao apurarem-se na sétima posição da classe 470 para a Medal Race. O mesmo não sucedeu com Jorge Lima e Francisco Andrade, em 49er, que ficaram a um ponto e a um lugar dos dez de qualificação para a decisiva corrida. Já Afonso Domingos e Bernardo Santos, em Star, continuam bem posicionados para atingirem a Medal Race, tal como Gustavo Lima, em Laser, e João Rodrigues, em RS:X, apesar de estes dois últimos verem as suas corridas novamente adiadas devido à falta de vento.
Voltando a terra, os irmãos João e Sérgio Vieira, este último estreante, terminaram a final de 20km Marcha no 32º e 45º lugares respectivamente. Alberto Paulo, nos 3000m Obstáculos, não conseguiu ultrapassar a primeira ronda de qualificação, concluindo a sua série no 11º posto. Sandra Tavares, no Salto com Vara, saltou 4,30 metros, mas ficou a cinco centímetros do seu recorde pessoal e do apuramento para eliminatória seguinte.
Nos trampolins, Ana Rente e Diogo Ganchinho não passaram a fase de qualificação para a final. A ginasta caiu na segunda série de exercícios e acabou relegada para a última posição. Já Ganchinho terminou no 11º.