Apesar de todo o seu poderio, a selecção de atletismo dos Estados Unidos está a protagonizar algumas exibições desastrosas nos Jogos Olímpicos. A nova desilusão foi agora dada pelas duas estafetas de 100 metros, nas quais foram eliminadas a equipa feminina e masculina norte-americanas. A ida à final era antes da partida dada praticamente como certa para as duas que se encontram entre as melhores do mundo.
Na estafeta masculina, na passagem entre Davis Patton e Tyson Gay, os atletas deixaram cair o testemunho, perdendo assim a possibilidade de avançar para a final. Se uma queda de testemunho já é raro, duas mais ainda. A estafeta feminina, que decorreu logo após a masculina, conheceu episódio semelhante.
Na última passagem, as atletas norte-americanas falharam a passagem do testemunho, já com a meta à vista e com a liderança da eliminatória. Com dois erros raros entre atletas profissionais, os EUA ficam arredados das finais da estafeta que têm vindo a vencer nos últimos anos, abrindo ainda mais o caminho para a consagração da Jamaica.