Fernando Costa foi 29º na qualificação dos 1500m livres, tendo sido eliminado da prova olímpica. O nadador português, recordista nacional na disciplina, terminou em 16m26,21s, tendo ficado a quase dez segundos do seu melhor tempo, naquela que representou a despedida da natação portuguesa do «Cubo de Água» de Pequim.
«Os quase 10 segundos de diferença acabam por não ser muito maus. O que foi mau foi não conseguir atingir os objectivos a que me propus nestes Jogos Olímpicos, que era bater o meu recorde nacional», afirmou Fernando Costa no final à agência Lusa. «Estava a sentir-me bem. Mesmo a nível de treino tenho a certeza que eu estava muito próximo da minha melhor forma de sempre, mas por vezes o desenrolar da prova nem sempre é a mais positivo», prosseguiu.
O melhor classificado nas eliminatórias foi o australiano Grant Hackett, com 14m43,40s e recorde olímpico, menos 48,71s que Fernando Costa. O português, aliás, só teve seis atletas a fazer tempo pior do que o seu.
Portugal participou em 12 disciplinas da natação, com oito atletas, tendo batido cinco recordes nacionais: dois por Sara Oliveira, nos 200m mariposa, os outros por Simão Morgado (100m mariposa), Pedro Oliveira (200m mariposa), e Carlos Almeida (200m bruços).