A final da estafeta masculina 4x100 metros trouxe mais um sucesso colossal para os velocistas jamaicanos nos Jogos Olímpicos de Pequim. O quarteto de luxo, que incluía Usain Bolt e Asafa Powell nos últimos dois percursos, conquistou a medalha de ouro com um novo recorde mundial (37.10 segundos), à frente da equipa de Trindade e Tobago (prata) e do Japão (bronze).
Foi o quinto recorde mundial nas provas de atletismo em Pequim, e o terceiro a envolver directamente Usain Bolt, depois das marcas conseguidas nas finais dos 100 e 200 metros. As proezas das atletas russas nos 3000 metros obstáculos e no salto com vara completam o registo de uns Jogos memoráveis neste particular.
A consagração da Jamaica só não foi total porque na prova feminina as suas representantes cometeram o mesmo erro das equipas norte-americanas, na véspera. A falha na passagem de testemunho abriu caminho à consagração da equipa russa, no tempo de 42,31 segundos, à frente das surpreendentes Bélgica (prata) e Nigéria (bronze).