Nunca Portugal teve tantas atletas femininas qualificadas para os Jogos Olímpicos como na presente edição: em Pequim estarão, pelo menos, 25, ou seja, 33 por cento do total da Missão. Até ao momento apuraram-se para a competição 76 portugueses e a contabilidade ainda não foi encerrada.
O recorde, aliás, só não é mais expressivo devido aos limites de quota, já que outras quatro mulheres garantiram os mínimos nas provas de Salto com Vara, Maratona e 20km Marcha. Badminton, Trampolins e Canoagem em Pista serão modalidades pela primeira vez em prova, enquanto a esgrima regressa após 48 anos de ausência. No atletismo, inclusive, o contingente feminino (13) é superior ao masculino (12).
O máximo anterior fora registado primeiro em Barcelona (1982) e depois em Atlanta (1996), com a presença de 24 portuguesas, mas os totais de então eram superiores a uma centena de participações. Em Atenas (2004), Portugal fez-se representar por 17 mulheres e 65 homens, ao passo que em Sidney (2000) estiveram 13 num total de 62 atletas nacionais.