Francis Obikwelu anunciou este sábado o final de carreira depois de falhar a qualificação olímpica para a final dos 100m e, consequentemente, o objectivo de conquistar uma medalha. O velocista já não vai participar nas eliminatórias dos 200m, agendadas para segunda-feira.
Pouco depois de terminar a meia-final na sexta posição, em 10,10 segundos, Obikwelu comunicou a sua decisão aos jornalistas presentes e, inclusive, pediu desculpa aos portugueses pelo seu desempenho.
«Acabo a minha carreira, já estou há muito tempo na competição, tenho um problema no joelho e não quero ser operado outra vez. Peço desculpa aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos. É um momento mau para mim», lamentou o atleta do Sporting, em declarações à RTP, ele que foi medalha de prata em Atenas 2004, onde conquistou o recorde europeu dos 100m com 9,86 segundos e que continua a pertencer-lhe, na primeira vez que Portugal conseguiu um título na velocidade.
Francis Obikwelu despede-se da competição com o 11º lugar na prova de velocidade, ainda assim o primeiro europeu. Seguem-se, agora, as férias e a dedicação exclusiva à sua fundação, sediada no Algarve, revelou igualmente.
Recorde-se que o atleta, que tem contrato com o Sporting até 2009, pretende despedir-se da competição só no final do mesmo, sendo os Jogos a última grande prova em que participaria.