Três jornalistas foram expulsos dos Jogos Olímpicos de Pequim por não cumprirem com as regras do Comité Olímpico Internacional (COI), no que diz respeito aos direitos de transmissão de televisão, fotografia e som. A penalização abrange a exclusão dos jornalistas do Londres 2012, com consequente diminuição das quotas de jornalistas para os países de que os repórteres são originários.
De acordo com a Agência Lusa, João Querido Manha, responsável de imprensa
no Comité Olímpico de Portugal, tomou conhecimento das punições numa reunião com os responsáveis pela comunicação social do Comité Olímpico Internacional, onde estiveram representados todos os países, esta terça-feira.
Os órgãos de comunicação social que não usufruem de direitos de transmissão estão impedidos de enviar material registado no perímetro olímpico. Os atletas só podem dirigir-se ao International Broadcasting Center, após um convite com 24 horas de antecedência, num máximo de três vezes. Caso estas regras tivessem vigorado em Atenas 2004, Sérgio Paulinho não teria ido ao estúdio da RTP, após a conquista da medalha de prata.