Henrique, defesa do Palmeiras, é, a par de Ramires e Maicon, uma das novidades das escolhas de Luiz Felipe Scolari para os jogos com Austrália (7 de setembro) e Portugal (10 de setembro).

Aos 26 anos, este é mais um recomeço do central do Verdão. Até agora, pareceu sempre estar fora das opções de Scolari.

Revelado no Coritiba (quando o clube foi campeão da série B do Brasileirão), este central, que também pode fazer de médio-defensivo, nunca havia sido chamado por Felipão, apesar de ter chegado a ser escolha de Dunga, numa amigável do escrete frente à Suécia, em 2008 (não entrou) e da estreia na «canarinha», em junho desse ano, nos Estados Unidos, frente à Venezuela.

Mano Menezes, antecessor de Scolari, também o chamou, em partida frente à Argentina, em 2011, na qual só podiam ser chamados atleta que atuavam no Brasil. Mas, desta vez, não jogou.

A atuar na Série B do Brasileirão, Henrique estava, até hoje, em nova fase de sombra de um percurso com altos e baixos.

Mas a novidade da lista de Felipão para o duplo compromisso Austrália/Portugal estava no Barcelona aos 21 anos. A verdade é que nunca se afirmou no plantel blaugrana e foi sempre emprestado: ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, ao Racing Santander, de Espanha, e ao Palmeiras.

O regresso ao Verdão passou de cedência do Barça, em 2001, a transferência definitiva, em 2012.

Em abril passado, Henrique foi notícia por razões menos desportivas. O ex-companheiro de equipa no Palmeiras Gustavo, agora a atuar na China, acusou-o na net de ter aparecido no treino do Palmeiras com o seu filho, fazendo-se passar por pai do menino. A divergência surgiu pelo facto de Henrique ter agora como companheira a ex-mulher de Gustavo, mãe do menino em causa.

Passada a polémica, Henrique tem feito época positiva no Palmeiras, clube que, apesar de estar na Série B do Brasileirão, tem sempre atenção especial de Scolari, ou não tivesse Felipão treinado a formação paulista já depois de passar pela seleção portuguesa e pelo Chelsea.



HENRIQUE

Nome: Henrique Adriano Buss

Data de nascimento: 14 de outubro de 1986 (26 anos)

Naturalidade: Marechal Cândido Rondon (Paraná)

Altura: 1,87 metros

Peso: 80 quilos

Percurso: Coritiba (2006-2007), Palmeiras (2008), Barcelona (2009), Bayer Leverkusen (2009), Racing Santander (2010), Palmeiras (2011-??)

Títulos: uma Copa do Brasil (2012), uma série B do Brasileirão (2007), um estadual paulista (2008)