LEI 12 - FALTAS E COMPORTAMENTO ANTIDESPORTIVO
1. Num lançamento de bola ao solo dentro da área de grande penalidade um jogador defensor agride um adversário antes da bola tocar no solo. Como deve agir o árbitro?
Deve expulsar o jogador agressor por conduta violenta e reiniciar o jogo com um novo lançamento de bola ao solo no mesmo local.
2. Com a bola em jogo, dois jogadores da mesma equipa tornam-se culpados de comportamento antidesportivo ou de conduta violenta um contra o outro dentro do terreno de jogo. Como deve o árbitro agir?
O árbitro deve interromper o jogo, adverti-los ou expulsá-los e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto a beneficiar a equipa adversária no local onde a infracção foi cometida. *
3. Com a bola em jogo o guarda-redes agride um adversário dentro da baliza., no espaço delimitado pela linha de baliza e as redes da baliza. Como deve agir o árbitro?
O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o guarda-redes por conduta violenta e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupção. *
Não é assinalado um pontapé de grande penalidade porque o local onde ocorreu a infracção situa-se fora do terreno de jogo.
4. Um atacante finta o guarda-redes e chuta a bola para a baliza deserta. Um defensor atira uma bota ou outro objecto, que acerta na bola e evita que esta entre na baliza. Como deve agir o árbitro?
A bota ou outro objecto é considerado um prolongamento da mão do jogador. O jogo deve ser interrompido, o jogador infractor expulso por evitar um golo da equipa adversária ao jogar a bola de forma deliberada com a mão e o jogo deve recomeçar com um pontapé de grande penalidade contra a equipa do infractor.
5. Um atacante finta o guarda-redes e chuta a bola para a baliza deserta. O guarda-redes atira uma bota ou outro objecto, que acerta na bola e evita esta de entrar na baliza. Como deve agir o árbitro?
O guarda-redes deverá ser advertido por comportamento antidesportivo e a sua equipa punida com um pontapé-livre indirecto no local onde a bota ou outro objecto tocou na bola. *
6. Um jogador, sem ser o guarda-redes, encontra-se dentro as sua área de grande penalidade com uma caneleira na mão e toca com ela na bola, evitando assim que ela entrasse na baliza. Como deve actuar o árbitro?
Deve assinalar uma grande penalidade e o jogador em questão deve ser expulso por evitar um golo.
A caneleira é considerada como uma extensão da mão do jogador.
7. O que acontece se numa situação semelhante à anterior, o jogador em questão for o guarda-redes?
O árbitro deve interromper o jogo advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa adversária. *
8. Um jogador que saiu do terreno de jogo para receber assistência médica, rasteira um adversário que se encontrava dentro do terreno de jogo. Como deve actuar o árbitro?
O jogador deve ser advertido por reentrar no terreno de jogo sem autorização do árbitro. Se a rasteira for merecedora de advertência, o árbitro deverá expulsá-lo por receber duas advertências no mesmo jogo. O jogo recomeça com um pontapé-livre directo ou grande penalidade.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8