LEI 12 - FALTAS E COMPORTAMENTO ANTIDESPORTIVO (II)
9. Um jogador entra no terreno de jogo sem autorização do árbitro e toca deliberadamente a bola com as mãos. Como deve agir o árbitro?
O jogador deve ser advertido por ter entrado no terreno de jogo sem autorização. O jogo deve recomeçar com um pontapé-livre directo ou grande penalidade a punir a ofensa mais grave.
Se na opinião do árbitro o jogador é também culpado de comportamento antidesportivo, por jogar deliberadamente a bola com as mãos, é então expulso por receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo.
O jogador será expulso se evitou um golo ou uma ocasião clara de golo.
10. Um jogador, com a bola em seu poder, ao ver um defensor à sua frente, corre por fora do terreno de jogo para o evitar e poder continuar com a jogada. O adversário então impede-o de passar, mas fora da linha lateral. Como deve proceder o árbitro?
O jogo deve ser interrompido e o defensor advertido por comportamento antidesportivo. O jogo deve recomeçar com um lançamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupção.
11. Com a bola em jogo, um jogador de dentro da sua área de grande penalidade atira um objecto a um adversário que se encontrava fora daquela área de grande penalidade. Como deve agir o árbitro?
Deve interromper o jogo e expulsar o jogador que atirou o objecto por conduta violenta. O jogo é recomeçado com um pontapé-livre directo a favor da equipa adversária, no local onde ocorreu a infracção, isto é, no local onde o objecto atingiu ou poderia ter atingido o adversário.
12. Um jogador atira um objecto, por exemplo uma das suas botas, contra uma pessoa sentada no banco da área técnica. Como deve actuar o árbitro?
O jogo deve ser interrompido, o jogador expulso por conduta violenta e o jogo reiniciado com um pontapé-livre indirecto no local onde o objecto foi lançado.
13. Com a bola em jogo um suplente atira um objecto (uma bota) a um jogador adversário que se encontrava dentro do terreno de jogo. Como proceder?
O jogo deve ser interrompido e o jogador expulso por conduta violenta. O jogo deve recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do suplente no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção.*
14. Um jogador dentro da sua área de grande penalidade agride o árbitro. Que procedimento se deve tomar?
O jogo deve ser interrompido e o jogador expulso por conduta violenta. O jogo deve recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do jogador agressor no local onde ocorreu a infracção. *
15. O guarda-redes que se encontrava dentro da sua área de grande penalidade com a bola nas mãos, coloca-a no chão e leva-a para fora da área de grande penalidade. Decide depois voltar a entrar na área de grande penalidade e agarrar a bola com as mãos uma segunda vez. Como deve agir o árbitro?
Deve assinalar um pontapé-livre indirecto a favor da equipa adversária do guarda-redes. *
16. Um guarda-redes com a bola em seu poder bate com ela no solo antes de a chutar. Bater a bola no solo constitui uma infracção?
Não. No espírito das leis do jogo, neste caso, não se considera que tivesse deixado de ter a bola em seu poder.
17. Estando um guarda-redes a bater a bola no solo, pode um adversário jogar a bola quando esta toca no chão, desde que não o faça de forma perigosa?
Não.
18. Após ter defendido a bola, o guarda-redes mantém a mesma na palma da mão. Um adversário aproxima-se por detrás dele e com uma cabeçada tira-lhe a bola da mão. Tal é permitido?
Não.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8