LEI 12 - FALTAS E COMPORTAMENTO ANTIDESPORTIVO (III)
19. Quando o guarda-redes solta a bola das mãos para a repor em jogo, um adversário intercepta a bola antes que ela toque no chão. Esta situação é permitida?
Não. Constitui infracção impedir o guarda-redes de soltar a bola das mãos. O soltar a bola das mãos e o pontapear a bola é considerado como um acto único.
20. Um jogador toca deliberadamente a bola com o braço dentro da sua área de grande penalidade. Como deve agir o árbitro?
Deve assinalar um pontapé de grande penalidade. A infracção de tocar deliberadamente a bola com a mão inclui o uso ilegal tanto da mão como do braço ou antebraço.
21. Um lançamento linha lateral é efectuado pela equipa atacante e a bola vai ao encontro do guarda-redes defensor. O guarda-redes não consegue interceptar nem tocar na bola e um seu colega de equipa soca-a por cima da barra. Que decisão deve tomar o árbitro?
Deve assinalar um pontapé de grande penalidade e advertir o defensor por comportamento antidesportivo. O jogador não impede uma clara oportunidade de golo, uma vez que um golo não pode ser obtido directamente de um lançamento lateral.
22. Um jogador tenta evitar que a bola entre na sua baliza, jogando deliberadamente a bola com as mãos, sem conseguir o seu objectivo. Como deve agir o árbitro?
O golo é válido e o jogador deverá ser advertido por comportamento antidesportivo
23. Um jogador toca deliberadamente a bola com a mão para evitar que chegasse a um adversário. Contudo não consegue impedir que o seu adversário fique com a posse da bola. Como deve o árbitro agir?
Se houver lugar à aplicação da lei da vantagem, o jogador será advertido por comportamento antidesportivo na primeira interrupção de jogo.
24. Um jogador é carregado não estando a bola a uma distância jogável. Como deve o árbitro agir?
Se o árbitro considerar que a carga foi feita de forma negligente, deve assinalar um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade.
25. Um jogador impede a progressão de um adversário através de contacto físico. Que decisão deve o árbitro tomar?
O jogador infractor deve ser punido com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade por agarrar um adversário.
26. É permitido ao árbitro mostrar o cartão vermelho a um suplente para indicar que ele tem que abandonar a área técnica e ir para o balneário, quer tenha ou não participado no jogo, por usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros?
Sim, todos os jogadores efectivos e suplentes estão sob a jurisdição do árbitro quer estejam ou não no terreno de jogo. O uso do cartão vermelho é para indicar claramente que uma sanção disciplinar foi imposta.
27. Um jogador deita-se intencionalmente sobre a bola durante um certo tempo. Que acção deve o árbitro ter?
Deve interromper o jogo, advertir o jogador por comportamento antidesportivo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto. *
28. Um árbitro adverte um jogador que prontamente pede desculpa pelo seu comportamento. Pode o árbitro omitir essa advertência no relatório?
Não. Todas as advertências devem constar no relatório.
29. Um atacante salta para a bola, entrando em contacto com o guarda-redes dentro da área de baliza deste. È permitida esta acção?
Saltar para a bola com o guarda-redes é uma acção permitida. O jogador só deve ser punido se ao saltar o carregue de forma imprudente, negligente ou com força excessiva.
30. É permitido que dois ou mais jogadores disputem a posse da bola, saltando ao mesmo tempo com um adversário?
Sim, desde que a disputa seja legal.
31. Um defensor começa a agarrar um atacante fora da área de grande penalidade, mas acaba dentro da área grande penalidade. Que decisão deve o árbitro tomar?
Deverá assinalar um pontapé de grande penalidade.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8