LEI 12 - FALTAS E COMPORTAMENTO ANTIDESPORTIVO (IV)
32. Um jogador joga de forma perigosa levantando uma perna quando o adversário tenta cabecear a bola e atinge-o na cabeça. Como deve agir o árbitro?
Deverá punir a equipa do infractor com um pontapé-livre directo ou uma grande penalidade
33. Um jogador encontra-se em posição de fora-de-jogo e o árbitro assistente levanta a sua bandeira. O árbitro não vê o sinal e o defesa, cometendo uma infracção, anula uma ocasião clara de golo. O árbitro interrompe o jogo e só nesse instante é que vê o sinal do seu assistente. Como deve proceder?
a) Se ele aceita o sinal de fora-de-jogo feito pelo árbitro assistente, não deve expulsar o defensor, pois não evitou nenhuma ocasião de golo. O jogo deve recomeçar com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa defensora. * O jogador poderá ser advertido ou expulso se na opinião do árbitro a falta que cometeu fosse motivo duma dessas sanções.
b) Se não aceita o sinal do árbitro assistente, o defensor deve ser expulso por ter anulado uma clara ocasião de golo e o jogo deve recomeçar com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade a favor da equipa atacante

34. Um jogador está em posição de fora-de-jogo e o árbitro assistente levanta a bandeira. O árbitro não vê aquele sinal e um defensor agride um adversário. O árbitro interrompe o jogo e nesse momento vê o sinal do árbitro assistente. Como deve proceder?
a) Se ele aceita o sinal do fora-de-jogo feito pelo árbitro assistente, deve expulsar o defensor por conduta violente e recomeça o jogo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa defensora.
b) Se não aceita o sinal do fora-de-jogo do árbitro assistente, deve expulsar o defensor por conduta violente e recomeçar o jogo com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade favorável à equipa atacante.
35. Um jogador pede para sair do terreno de jogo e. no momento em que vai sair, a bola surge junto dele. Este pontapeia-a e marca um golo.. Como deve proceder o árbitro?
O jogador será advertido por comportamento antidesportivo. O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto executado por um jogador da equipa adversária no local onde a infracção foi cometida. *
36. Um árbitro assistente assinala que um jogador se tornou culpado de um acto de conduta violente. O árbitro não viu, nem a infracção, nem o sinal do árbitro assistente e a equipa do jogador infractor marca um golo. Nesse instante é que o árbitro vê o sinal do seu assistente. Como deve proceder?
Se o jogo ainda não recomeçou, deve anular o golo, expulsar o jogador culpado e recomeçar o jogo com um pontapé-livre directo.
37. Foi obtido um golo. Nesse momento o árbitro vê um sinal do árbitro assistente que o informa que segundos antes da bola ter entrado na baliza, o guarda-redes da equipa que obteve o golo deu um soco num adversário dentro da sua própria área de grande penalidade. Como deve proceder o árbitro?
O golo deve ser invalidado, o guarda-redes expulso por conduta violenta e conceder um pontapé de grande penalidade à equipa contrária.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8