LEI 15 ¿ LANÇAMENTO LATERAL
1. A bola saiu pela linha lateral. Antes de ser executado o lançamento lateral um jogador agride um adversário. Como deve o árbitro actuar?
Deve expulsar o jogador infractor por conduta violenta e recomeçar o jogo com um lançamento lateral.
2. Um jogador executa um lançamento lateral. A bola não entra no terreno de jogo e permanece fora. Como deve actuar o árbitro?
O lançamento deve ser repetido.
3. Um jogador executa correctamente um lançamento, mas atira intencionalmente a bola contra um adversário. Como deve o árbitro actuar?
O árbitro deve interromper o jogo. Se, na opinião do árbitro, o jogador for culpado de comportamento antidesportivo ou conduta violenta deve ser advertido ou expulso. O jogo deve recomeçar com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade a beneficiar a equipa adversária do jogador infractor marcado no local onde ocorreu a infracção, isto é, no local onde a bola atinge o adversário.
4. Existe alguma distância máxima a respeitar em relação à linha lateral onde o lançamento pode ser executado?
Não. O lançamento deve ser executado no local onde a bola saiu do terreno de jogo.
5. Um jogador executa um lançamento com parte dos pés em cima ou atrás da linha lateral ou com parte do pé dos pés dentro do terreno de jogo e com os calcanhares em cima da linha. Tudo isto é permitido?
Sim, desde que tenha pelo menos parte dos dois pés assentes no solo sobre a linha lateral ou sobre a faixa de terreno exterior a esta linha.
6. Um lançamento executado incorrectamente faz com que a bola vá parar a um adversário. A jogada pode continuar, aplicando-se a lei da vantagem?
Não, o lançamento deve ser repetido por um jogador da equipa adversária.
7. É permitido que um jogador execute um lançamento de joelhos ou estando sentado?
Não, um lançamento só é permitido se os procedimentos contidos nas leis do jogo forem respeitados.
8. Um lançamento é efectuado por um jogador. Ele atira a bola para o seu guarda-redes que tenta evitar que a bola entre na baliza, tocando-lhe com as mãos. No entanto a bola acaba por entrar na baliza. Como deve agir o árbitro?
Deverá ser aplicada a lei da vantagem e validar o golo.
LEI 16 - PONTAPÉ DE BALIZA
1. Um jogador que executou correctamente um pontapé de baliza, joga a bola deliberadamente com as mãos quando a bola saiu da área de grande penalidade, mas antes que tenha sido tocada por outro jogador. Como deve proceder o árbitro?
O árbitro deve conceder um pontapé-livre directo é marcado a favor da equipa adversária e o jogador infractor pode ser sancionado disciplinarmente conforme o determinado nas leis do jogo.
2. Após a execução de um pontapé de baliza mas antes que esta tenha saído da área de grande penalidade um jogador adversário entra na área de grande penalidade e sofre uma falta cometida por um jogador defensor. Como deve proceder o árbitro?
O jogador infractor deve ser advertido ou expulso de acordo com a natureza da infracção e o pontapé de baliza deve ser repetido.
3. Num pontapé de baliza, a bola toca no árbitro no interior da área de grande penalidade e sai da referida área, continuando em jogo. Como deve proceder o árbitro?
Não deve tomar qualquer atitude, visto que a bola entrou correctamente em jogo, mesmo tocando no árbitro.
4. Um jogador marca um pontapé de baliza e a bola transpõe a linha de baliza sem ter saído da área de grande penalidade. Como deve o árbitro proceder?
O pontapé de baliza é repetido.
LEI 17 - PONTAPÉ DE CANTO
1. Quando um pontapé de canto é executado, qual é a forma correcta para colocar a bola dentro do quarto de circulo de canto?
O diagrama ilustra as posições correctas e incorrectas
2. É necessário que a bola saia do quarto de círculo para estar em jogo?
Não. A bola entrará em jogo no momento em que for pontapeada e se mova.