LEI 3 - NÚMERO DE JOGADORES (III)
17. Um suplente que entrou no terreno de jogo sem autorização do árbitro, marca um golo. O árbitro apercebe-se desta situação antes de recomeçar o jogo. Como deve proceder?
O golo não é válido. O jogador deverá ser advertido e sair do terreno de jogo para que o processo da substituição possa ser correctamente executado. O jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do jogador suplente na área de baliza da equipa defensora.
17.1. E se o golo for marcado pela equipa contrária?
O golo será considerado válido. O jogador deverá ser advertido por ter entrado sem autorização e sair do terreno de jogo para que o processo da substituição possa ser correctamente executado. O jogo será recomeçado através de um pontapé de saída.
18. Um jogador que vai ser substituído tem de sair pela linha do meio campo?
Não.
19. É permitido que o guarda-redes efectue um lançamento lateral, um pontapé de canto, um pontapé de grande penalidade, etc.?
Sim, para esse efeito é um jogador como qualquer outro.
20. Durante o jogo, o guarda-redes sai da sua baliza ao encontro de um adversário para tentar impedir o seu avanço, conseguindo afastar a bola para fora pela linha lateral. Devido à sua velocidade o guarda-redes vai parar fora do terreno de jogo e antes de conseguir regressar, um atacante, explorando a situação, executa rapidamente o lançamento lateral ainda com o guarda-redes fora do terreno de jogo e da jogada acaba por resultar um golo. Que atitude deverá tomar o árbitro?
Nenhuma infracção foi praticada. O golo é válido.
21. O Regulamento de uma competição estabelece que todos os jogadores têm que ser designados antes do pontapé de saída. Uma equipa indica apenas 9 jogadores e o jogo começa. Podem, dois outros jogadores que chegaram mais tarde, completar a sua equipa depois de iniciado o jogo?
Não.
22. Uma equipa não indicou nenhum suplente e um dos seus jogadores foi expulso antes do pontapé de saída. Poderá ser completada com um jogador que chegue nesse momento?
A equipa pode ser completada por esse jogador desde que o regulamento da competição assim o permita.
23. Uma equipa indica ao árbitro antes do início do jogo o nome dos suplentes, mas estes apenas chegam depois do jogo já ter começado. Pode o árbitro permitir que participem no jogo?
Sim.
24. Uma equipa que só tem 7 elementos é punida com uma grande penalidade e como consequência um dos seus jogadores é expulso, ficando apenas com 6 elementos. Deve o árbitro permitir a marcação da grande penalidade ou deve o jogo ser dado por terminado antes da execução do pontapé?
O jogo deve ser dado por terminado sem que o pontapé seja executado, a não ser que a Federação Nacional tenha decidido de outra forma quanto ao número mínimo de jogadores. Na opinião do International F. A Board um jogo não deve prosseguir se houver menos de 7 elementos em qualquer das equipas.
25. Um jogador de uma equipa que só tem 7 jogadores abandona o terreno de jogo para receber assistência médica. Que decisão deve o árbitro tomar?
O jogo será interrompido até que o jogador tenha recebido tratamento e volte ao terreno de jogo.
Se o jogador não puder voltar, o jogo deve ser dado como terminado, a não ser que a Federação Nacional tenha decidido outro número mínimo de jogadores.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8