LEI 3 - NÚMERO DE JOGADORES (IV)
26. O IFAB é de opinião que um jogo não deve prosseguir se uma das equipas tiver menos de 7 jogadores. Numa competição em que tal limitação se aplique, uma equipa com 11 jogadores joga contra outra só com 7 elementos. Quando a equipa com 11 jogadores estiver prestes a obter um golo, um jogador da equipa de 7 elementos sai deliberadamente do terreno de jogo:
26.1. Deve o árbitro interromper o jogo imediatamente?
Não, a lei da vantagem deve ser aplicada.
26.2. E se for marcado um golo deve o árbitro validá-lo?
Sim
26.3. Que outras medidas devem ser tomadas pelo árbitro?
Se o jogador que abandonou o terreno de jogo deliberadamente não regressar para o pontapé de reinício após o golo ter sido marcado, o jogo é dado por terminado e o comportamento do jogador deve ser registado no relatório a enviar à autoridade competente
27. Uma equipa joga com 12 jogadores e marca um golo, tendo o árbitro dado conta dessa situação antes do reinicio do jogo. Como deve agir?
O golo não é válido. O jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do jogador a mais executado dentro da área de baliza da equipa defensora. * O jogador que está a mais será advertido por ter entrado sem autorização do árbitro e deverá sair do terreno de jogo.
28. Uma equipa joga com 12 jogadores sofre um golo, tendo o árbitro dado conta dessa situação antes do reinicio do jogo. Como deve agir?
O golo é válido. O jogador que está a mais será advertido por ter entrado sem autorização do árbitro e deverá sair do terreno de jogo.
29. Pode um jogador sair deliberadamente do terreno de jogo para se dessedentar?
É permitido aos jogadores beberem líquidos, mas apenas durante uma interrupção de jogo e junto à linha lateral.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8