LEI 5 - O ÁRBITRO
1. Se a bola bater na cara do árbitro e depois entrar na baliza enquanto o árbitro está temporariamente incapacitado, deve o golo ser validado, apesar do árbitro não ter visto?
Sim, se na opinião dos árbitros assistentes o golo foi correctamente obtido.
2. Durante o jogo o árbitro, um dos árbitros assistentes ou um jogador é atingindo por um objecto atirado pelos espectadores. O jogo é interrompido para que a pessoa visada possa ser assistida. Deve o árbitro dar continuidade ao jogo?
O árbitro, segundo a gravidade do incidente, deve decidir se o jogo deve continuar, se deve suspendê-lo temporariamente ou pará-lo definitivamente. Em qualquer dos casos deve relatar os factos pormenorizadamente para as entidades competentes.
3. Está o árbitro autorizado a interromper o jogo se na sua opinião a intensidade da iluminação artificial for insuficiente?
Sim
4. Pode um capitão de equipa expulsar um dos seus colegas por uma incorrecção punível com expulsão?
Não. Só o árbitro pode expulsar um jogador.
5. Tem o capitão de equipa, o direito de contestar as decisões do árbitro?
Não, nem o capitão de equipa nem qualquer outro jogador tem o direito de manifestar desacordo com as decisões do árbitro.
6. Um jogador comete uma infracção punível com advertência ou expulsão, mas o árbitro permite que o jogo prossiga para dar uma vantagem à equipa adversária. Quando deve o jogador ser advertido ou expulso?
O jogador deverá ser advertido ou expulso na próxima interrupção de jogo.
7. O árbitro permite que o jogo prossiga quando um jogador comete uma infracção passível de advertência. Pouco depois o jogo é interrompido para marcar um pontapé-livre a favor da equipa que cometeu a primeira infracção. O jogador da equipa beneficiada com esse pontapé-livre procura executar de forma rápida o pontapé. Tal situação deverá ser permitida?
Não. O árbitro não deve permitir a execução rápida do pontapé. O jogador que cometeu a falta inicial deverá ser advertido antes que o jogo seja reiniciado.
8. Pode o árbitro exibir o cartão amarelo ou vermelho durante o intervalo ou depois do jogo terminar?
Pode fazê-lo até que, ele próprio, abandone o terreno de jogo.
9. Que deve o árbitro fazer se os dois capitães de equipa chegarem a acordo em não fazer intervalo e um dos seus jogadores insistir no seu direito ao intervalo?
Os jogadores têm direito a um intervalo e o árbitro a obrigação de o garantir.
10. Tem o árbitro poderes para expulsar elementos oficiais de uma equipa das imediações do terreno de jogo?
Sim. O árbitro tem poderes para tomar tais medidas, mesmo que o jogo se realize num campo público.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8